Bichectomia: saiba mais sobre o procedimento que vem ganhando cada vez mais popularidade nos consultórios odontológicos

05/08/2017 22:29
noticia Bichectomia: saiba mais sobre o procedimento que vem ganhando cada vez mais popularidade nos consultórios odontológicos
noticia Bichectomia: saiba mais sobre o procedimento que vem ganhando cada vez mais popularidade nos consultórios odontológicos

Um dos procedimentos estéticos mais buscados atualmente, a bichectomia – cirurgia para redução das bochechas – é cercado de dúvidas e mitos. A cirurgia, que tem este nome por conta da retirada da Gordura de Bichat  - tecido que dá volume à área – é realizada há pouco mais de 30 anos, mas tomou notoriedade após celebridades como Angelina Jolie, Madonna e Jennifer Aniston passarem pela intervenção. No Brasil, a prática teve seu boom após 2015 não somente por conta do lado estético, mas por resolver problemas simples como o hábito para-funcional de morder a bochecha, por exemplo.

 

Indicada para homens e mulheres que queiram realçar ou definir a região da mandíbula, a bichectomia é um procedimento indolor e cuja cicatriz não é visível. Para falar melhor sobre o tema, o Dr. Márcio Martins, especialista em implantodontia e periodontia (PUC-RJ) tira algumas dúvidas que podem surgir e que ajudarão o paciente a decidir pelo procedimento.

  - A bichectomia é um procedimento apenas estético?

Dr. Márcio: Não, a intervenção também é indicada para pacientes com hábitos para-funcionais como morder a bucosa jugal ( bochecha). Pacientes com excesso de tecido adiposo (gordura), costumam mordê-la provocando aumento de volume e formação de tecido fibroso, que tem que ser removido cirurgicamente associado à remoção do trauma.

 

- Quais são as indicações e que melhorias o paciente tem em relação à saúde bucal e alimentação ao fazer o procedimento?

Dr. Márcio: A indicação é para quem quer um maior rejuvenescimento, afinamento e harmonização facial, além dos traumas que ocorrem devido ao  excesso adiposo na mucosa jugal, evitando que o paciente se machuque ao comer.

 

- A partir de que idade é aconselhável a realização do procedimento?

Dr. Márcio: A cirurgia de remoção da Bola de Bichat é indicada após a completa formação e crescimento da face, o que ocorre entre os 16 e 21 anos. Pacientes menores de 18 anos podem realiza-lo desde que tenham a indicação correta e autorização dos pais. Não existe uma faixa etária ideal para a realização da cirurgia então, a indicação deve ser feita de acordo com o que o paciente deseja, e os conhecimentos do cirurgião bucomaxilofacial.

 

- Em quanto tempo é realizada a cirurgia? O processo de recuperação é lento?

Dr. Márcio:  O procedimento cirúrgico é realizado com anestesia local dura em torno de 40 minutos (20 para cada lado) e realizado com um acesso intra oral de aproximadamente 1,5 e saturado com dois pontos. O paciente precisa usar uma faixa direto por 72 horas e, após esse período, usá-lo por mais 20 dias apenas para dormir. O tempo de recuperação varia de acordo com cada paciente.

 

- Durante este período, há restrições de atividades e/ou alimentos?

Dr. Márcio:  Sim, o paciente precisa ficar, pelo menos, 3 dias sem nenhum tipo de atividade física e com alimentação restrita a líquidos ou alimentos pastosos frios. Na verdade, recomenda-se que o paciente mantenha o máximo repouso possível até o 10º dia.

 

- Qual o diferencial em se fazer o procedimento com um especialista como o senhor?

Dr. Márcio:  todo e qualquer procedimento cirúrgico, além de uma habilidade profissional, requer um conhecimento avançado da anatomia da região a ser abordada. O cirurgião bucomaxilofacial possui esta habilidade, conhecimento e capacitação para realizar este procedimento  com segurança. A face é altamente vascularizada e rica em nervos. A bola de bichat encontra-se próxima a estruturas nobres como o ducto salivar de stenon, que é parte da glândula parótida. Uma abordagem cirúrgica incorreta pode acarretar em uma obstrução do ducto, evoluindo para uma infecção e inflamação da glândula e/ou uma lesão neural, podendo provocar uma paralisia parcial da face.

Membro da International Association of Oral and Maxilofacial Surgeons, o Dr. Márcio Martins é um dos integrantes da equipe da Klariss Boutique de Odontologia e atende no espaço todas as quartas-feiras. Localizada em Jacarepaguá, a clínica tem um novo conceito trabalhando sempre com equipamentos de última geração e profissionais especializados em diferentes áreas de atuação. O atendimento personalizado também é um dos diferenciais do local que completa um ano no mês de agosto.

O endereço da Klariss é Estrada dos Bandeirantes 7000, loja A. A clínica atende de segunda a sexta, das 09h às 19h e sábado até as 14h. Mais informações pelo telefone (21) 3042 2613.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL