Gustavo di Dalva lança primeiro álbum gravado entre Salvador e Nova York

por Thiago Winner: poeta e escritor do livro "As regras simples da vida"
12/08/2019 15:03
noticia Gustavo di Dalva lança primeiro álbum gravado entre Salvador e Nova York
noticia Gustavo di Dalva lança primeiro álbum gravado entre Salvador e Nova York

"GlobaCidade" tem participação de Gilberto Gil e parcerias com Jorge Mautner e Carlinhos Brown.

Um solo de berimbau caprichoso abre o primeiro álbum do percussionista, compositor e produtor musical Gustavo di Dalva. Nas oito faixas - compostas por ele em parceria com nomes como Jorge Mautner, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Marcio Brasil, Boghan Gaboott entre outros - ele comprova porquê é considerado um dos maiores músicos do país. Atualmente vivendo em Nova York onde toca com David Byrne, o swing de Gustavo já foi visto nos palcos e em gravações dos grandes nomes da nossa música, incluindo seus padrinhos Caetano Veloso e Gilberto Gil . O último, inclusive participa na faixa " Ser humano" e escreve o texto de apresentação do disco. GlobaCidade chega hoje nas plataformas digitais através da Altafonte, mesma distribuidora dos Tribalistas, Los Hermanos e Baiana System.

 

Por Gilberto Gil

“GlobaCidade” é como se intitula este disco, o mais recente de Gustavo Di Dalva, que, embora ainda muito jovem, já cobre um longo percurso, uma longa estrada pelos campos da música popular. Ele, que desde os dez anos de idade, vem dedicando seu vigor físico e espiritual ao cultivo dos ritmos que têm brotado no solo fértil da criatividade dos jovens percussionistas baianos nas três últimas décadas.  O convívio e a colaboração com os meninos batuqueiros de Salvador e com músicos e cantores que propagam os novos ritmos surgidos da mistura de elementos brasileiros, afro-americanos e afro-caribenhos, deram a Gustavo o tempero, o embalo que encontramos aqui neste seu novo disco.

Da primeira (“GlobaCidade”) à última faixa ( o recitativo, jogralizado, tipo-rap, “Ser Humano”), uma vibrante polirritmia construída com tambores, berimbaus, guitarras,  teclados, sopros e coros envolve a voz suavemente abaianada de Gustavo, também responsável por grande parte do texto das canções. 

Produzido e realizado ente Bahia, Rio de Janeiro e New York, com a colaboração de seus  parceiros baianos e os mais recentes colegas americanos e africanos, este disco marca o ingresso mais decidido de Di Dalva numa fase mais afirmativa de sua carreira como criador de híbridos rítmicos de alta voltagem.

Espero que venham a apreciar este disco pulsante e vigoroso realizado por um dos percussionistas mais vibrantes da nova geração, Gustavo di Dalva.

 

Ouça nas plataformas digitais:

https://song.link/album/i/1474313826

 

Fotos em alta - Créditos: Tonny Mota

https://drive.google.com/folderview?id=1-CRPfKtzwVGaBlCNurZse3I4INBhGZ-R

 

Assessor de imprensa André Cruz:

44 99851 5516

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL