LIDERANÇA

Coach-papo & Café - por Will Saravalle
05/07/2019 17:44
noticia LIDERANÇA
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Olá amigos (as) internautas!

No nosso coach-papo & café de hoje vamos falar de LIDERANÇA, o que é ser líder? Quais os atributos de um líder? Liderar e chefiar é a mesma coisa? Qualquer pessoa possui o dom ou a inclinação para ser um líder? Essas e outras questões sobre esse assunto que ainda confunde a mente de empresários e colaboradores de todos os seguimentos, veremos agora, desejo a você boa leitura e peço que deixe abaixo sua opinião a respeito da matéria.

Durante anos de minha vida em que vivi corporativamente, participei de muitas reuniões e ministrei inúmeros treinamentos, enquanto supervisor, gerente ou treinador de equipes e um dos temas que abordávamos era a tal da liderança x liderados, qual o papel de cada um, não somente no contexto profissional, mas também no social, religioso e principalmente familiar, pois é meus amigos (as), a liderança está presente em todos esses lugares ou áreas, e você tem sido um bom (a) líder? Você que lê essa matéria e é pai, ou mãe, exerce liderança com seus filhos no contexto familiar, em sua empresa ou local de trabalho, se é gerente, chefe, supervisor ou encarregado, professor (a), dentre outras funções e nomenclaturas, exerce diretamente liderança em sua equipe, seus subordinados, então a pergunta mestre é, qual a melhor maneira de liderar? A resposta é, “A MELHOR MANEIRA DE LIDERAR É PELO EXEMPLO”;

É fato que para toda regra há sua exceção, mas quase sempre quando o liderado, filho, empregado, associado, aluno, é indisciplinado, sem educação, ásperos, dentre outras características negativas, são exatamente o reflexo de seus líderes, em quem se espelham e seguem. Se a melhor maneira de liderar é pelo exemplo, esse deve sempre vir de cima para baixo!

Lembro-me que certa vez em um curso onde fazia parte de uma seleta turma de menos de vinte pessoas, eu observava uma das colegas aluna e empresária que em toda aula tecia comentários severos a respeito de sua funcionária, que na opinião dela nunca acertava na realização de suas tarefas diárias, causando aborrecimentos a ela sua chefe e por vezes até prejuízos, isso se repetia aula após aula, em um curso de liderança para pessoas acima da média, que ironia não? Até que um dia eu a interrompi com o seguinte questionamento, perguntei, a quanto tempo essa funcionária trabalha em sua empresa?  Respondeu ela, a quase um ano, continuei perguntando, e quem a recrutou? Respondeu eu mesma, recrutei, entrevistei e a contratei, me devolvendo uma pergunta, porquê? E a minha resposta não poderia ser outra, disse a ela, porque se você a recrutou, entrevistou e a contratou, você é responsável por tudo o que ela tem feito de errado ou deixado de fazer certo, no mínimo quatro vezes, curiosa me perguntou porque quatro vezes, se recrutar, entrevistar e contratar somam apenas três, e mais uma vez minha resposta não poderia ser outra, disse à ela, eu não disse que eram quatro vezes eu disse que no mínimo quatro, porque você também falhou em não treinar, avaliar e em não dar feedback, penso que ela concordou comigo pois não houve mais nenhum contra-argumento e espero, realmente espero que ela tenha feito desse bate-papo uma nova linha de conduta para lidar com seus colaboradores.

Veja, se você recruta e seleciona mal, você tem duas opções, uma é demitir essa pessoa a quem por sua incompetência ou inexperiência delegou a função e responsabilidade que você gostaria que ela executasse com excelência e você identificou que ela ainda não possuí essa competência, a outra e melhor opção é justamente treinar esse colaborador para tal função e produção, meus amigos (as), liderar é dar o exemplo, liderar é motivar e isso nada mais é do que mostrar o caminho, é dar a direção, se você não domina a sua área e seu mercado, você deve ter alguém para tal;

Antes de mais nada me faz lembrar uma questão que por vezes vejo algumas pessoas abordarem em palestras, em entrevistas em programas de TV ou leio em algumas matérias que falam sobre o tema, a polêmica do NASCEMOS ou NÃO PARA SERMOS LÍDERES? Sinceramente, minha opinião é um pouco dividida, acredito sim, que alguns de nós já nascemos com esse dom, que precisa ser desenvolvido e potencializado para ser útil a ela mesma e aos outros que fazem parte da sua vida, mas o que posso veementemente afirmar, é que todos nós podemos aprender a liderar e nos tornarmos cada vez melhor a cada dia, melhores líderes pais, chefes, líderes comunitários, religiosos e porque não, amigos-lideres melhores, mais humanos, mais justos, mais flexíveis, mais servidores;

Pensando nesse e em outros assuntos essenciais para se liderar com maestria, listarei abaixo 10 Atributos para você se tornar um líder por excelência;

  1. Faz um pouco mais do que as pessoas esperam dele.

Um bom líder entende a importância de se ter visão do todo, de dar um paço a mais, ele vai e faz mais pra mostrar que sempre é possível fazermos mais e melhor, é sempre possível nos superarmos, dá sempre um paço a mais que seus liderados em direção ao objetivo;

     2 – Grande poder de comunicação.

O bom líder sabe se comunicar de maneira clara suas metas e objetivos. Quantos já não passaram pela experiência de ter que desempenhar uma função, uma tarefa sem saber exatamente onde estão acertando ou errando ou para que fim se destina o que está produzindo, trabalhando às escuras, sem saber para onde está indo e onde vai chegar;

  1. Sabe a diferença entre abdicar e delegar uma função ou missão.

Muitos são os que se acham líderes por apenas estarem em um posto de chefia, por possuir subordinados e por ser dele o poder da decisão, por vezes acabam ABDICANDO ao invés de DELEGAR uma tarefa ou responsabilidade, abdicar é quando você entrega, abandona, transfere, responsabilizando apenas aquele que está executando a função e atribuindo ao mesmo o resultado do sucesso ou quase sempre quando o mesmo acaba em insucesso, diferente de delegar, que é acompanhar passo a passo, direcionar e ainda que aquele que está executando não o faça tão bem quanto você líder, você confia e permite que o liderado aprenda fazendo mas com supervisão a tempo de corrigir o percurso se necessário, daí o resultado do sucesso será de todos;

4- Seus objetivos são claros e bem definidos.

O bom líder sabe exatamente onde quer chegar e transfere essa segurança à sua equipe, ele tem seu planejamento, estratégia e plano de execução muito bem traçados, de modo que por vezes até mesmo consegue se antecipar aos acontecimentos, pois ele mede em etapas os resultados e promove mudanças se necessário;

5-  Todo líder é leal e justo.

O líder que conquista seus liderados é aquele que sabe reconhecer na hora certa a pessoa certa, é aquele que sabe elogiar, premiar, promover, exaltar, aquele que realmente fez por merecer; Eu já pude presenciar algumas vezes em empresas para as quais eu pude servir, a contratação de profissionais de “fora”, quando na verdade a empresa possuía excelentes profissionais, prontos para assumir o posto, internamente, apenas com o argumento de que os mesmos estariam “viciados” e talvez desmotivados pelo longo tempo que já estariam empregados na empresa; Na minha opinião tal argumento é fraco e tal atitude AS VEZES, é injusta, existiria maior motivação do que o reconhecimento com a promoção, com o aumento salarial, com um novo desafio? Penso que não! Outro problema que já presenciei e muito, são vulgos líderes que pedem sugestões, ideias e quando as obtém por parte de seus colaboradores, as divulgam como sendo deles, existe algo mais desmotivador do que isso? Mais uma vez, penso que não!

6- É dele toda e qualquer responsabilidade.

Tal como o exemplo que dei no começo dessa matéria quando falei da colega aluna e empresária que criticava demasiadamente sua funcionária lembram? Pois é, o líder sabe que se o time não foi bem é responsabilidade dele, se foi é mérito de todos, se a equipe vai bem parabéns à equipe e ele faz parte dela, se a equipe vai mal, o responsável é ele, talvez porque não soube treinar ou não treinou o suficiente, talvez porque abdicou ou invés de delegar, talvez porque não tem competência para liderar, ainda não aprendeu e assim por diante, ele compôs o quadro, ele montou e equipe, ele é o chefe da família, nas mãos dele está a decisão e a palavra final, é dele, a responsabilidade, o bom líder, sempre, sempre assume;

7- Sentimento e postura de Empatia.

Você já ouviu aquele discurso que sua luta é a minha luta, sua dor é a minha dor? Exatamente isso, o líder se coloca no lugar de seu liderado, ele está tão comprometido com todos que sente cada um como um membro seu, são parte de um só corpo onde ele é a cabeça dando ordem de cima para baixo aos demais, ele sente o que o corpo sente;

 

8 – Tem visão positivista e clareza da realidade.

Sabe aquela pessoa que sempre irá enxergar a parte boa das coisas, alguém chega e diz eu preciso de R$ 40.000,00 para a compra de automóvel e só tenho R$ 1000.00 de economia, ele diz você JÁ TEM mil, aquela história do copo meio cheio e meio vazio sabe? Com ele não tem essa, o copo estará MEIO CHEIO e assim por diante. Vocês sabem a diferença de ser POSITIVISTA e ser OTIMISTA?

O positivista não se deixa levar pelas circunstâncias, pelos problemas ou dificuldades do momento, ele sabe que tudo pode mudar e que haverá uma realidade diferente daqui a pouco, a qualquer momento, por mais que esse demore a chegar, o importante é trabalhar em busca dele. O otimista não, se as coisas vão bem ele acredita na melhora e na continuidade e de cara assume o momento como realidade, então ele fica feliz, na medida que as coisas mudam, pioram, ele também muda para pior e daí vem o s comentários derrotistas, a postura desanimada, a desmotivação e assim por diante. O positivista é proativo, o otimista é reativo;

9 – Tem pleno domínio dos detalhes.

Essa característica é algo para se treinar, uma questão de melhora contínua, “Hoje melhor do que ontem e pior que amanhã”, o líder sabe dar importância aos detalhes, ele entende que tudo é importante, que cada acontecimento faz parte de um todo, que toda ação irá gerar uma reação e só atento aos detalhes é que se faz possível a prevenção por exemplo, só com atenção aos detalhes é que se consegue mudar o que todos acham que não dá mais para fazer nada, que não há mais o que se criar, inovar, não dá para fazer mais com menos, com atenção aos detalhes o líder possuí maior controle de tudo e consegue fazer muito mais;

10 –Ele é Perseverante na medida certa.

O líder entende que para tudo existe um método, um passo a passo para ser feito, um momento de plantar e de colher, ele não desiste facilmente, ele se renova, retoma o ar, ergue a cabeça, dá mais um passo, e mais um , mais um...O líder cumpre aquilo que promete e só promete o que pode cumprir.

Will

Meus amigos (as) internautas, espero que tenham apreciado essas humildes palavras e aprendizados que hoje lhes compartilhei e que os ajude a serem melhores líderes, pais, professores, gestores...Que o Eterno os abençoe na nobre missão de dar a direção à alguém com espírito de SERVIR e com muito amor ao próximo, só assim você será um líder exemplar e inesquecível, por fim, vamos aprender a liderar melhor e sermos exemplo, que com isso teremos uma sociedade mais equilibrada onde viveremos o sonho de um por todos e todos por um.

 

Will Saravalle 

Detetive profissional, Dir de comunicação no Conselho de segurança do estado de São Paulo (Conseg A.E.Carvalho), Dir de comunicação na O.D.B (Ordem dos det. do Brasil), Agente multiplicador (Denarc - Dipe -SP), Cerimonialista , Celebrante, Locutor comercial, Palestrante.

Formado em rádio desde 1997 pelo Senac São Paulo / Detetive profissional desde 2013 / Cursou assistente de RH Senac Santo André / Master Mind - selo de ouro lince (Fundação Napoleon Hill) em 2015.

PhD Comunicação S/C Ltda

Www.willsaravalle.wixsite.com/cerimonialista

Verum detetives profissionais

Www.detetivesverum.com

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