O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Mairiporã realiza ação para fomentar pequenos produtores do município.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Mairiporã em parceria com a Casa da Agricultura realizam ações com o intuito de promover os pequenos produtores rurais e produtos artesanais da região.
18/02/2019 20:14
noticia O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Mairiporã realiza ação para fomentar pequenos produtores do município.
noticia O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Mairiporã realiza ação para fomentar pequenos produtores do município.

Todas as Sextas-feiras nas dependências da Casa da Agricultura são realizadas uma espécie de “feirinha” onde cada produtor leva seus produtos para expor, o intuito da desse evento não é só de vendas, mas também de mostrar aos moradores da cidade que existem produtores locais e também para servir como uma oportunidade de novos negócios como o contato com restaurantes e pessoas interessadas em ter fornecimento de mercadorias produzidas no município e assim fortalecer os produtores para que haja crescimento no segmento gerando assim empregos e renda para o município.

 

Os produtores de Mairiporã são focados na produção orgânica e artesanal de seus produtos, embora ainda não sejam certificados com o Selo do produto orgânico estão formando um grupo para certificação coletiva, enquanto essa certificação não chega os produtos são classificados como PRODUTOS ISENTOS DE AGROTOXICO.

 

Na feirinha também são vendidas verduras produzidas no sistema Hidropônico (cultivo sem terra), embora as verduras produzidas nesse sistema não sejam consideradas orgânicas ainda assim são livres de inseticidas e pesticidas por serem cultivadas em ambiente controlado, mas se você não quer consumir as verduras nesse sistema não se preocupe, pois são identificadas pelo produtor.

 

Na feirinha alem das verduras e ervas aromáticas também oferece produtos como ovos caipira, mel, cogumelos, flores comestíveis, castanha portuguesa e produtos artesanais como conservas, geléias, pães, antepastos e em breve também massas artesanais, cosméticos naturais, e Kombucha (nome dado a um tipo de chá fermentado que conta com características probióticas que podem fazer muito bem para a nossa saúde) e também as famosas PANCS (plantas alimentícias não convencionais) que estão em alta no meio gastronômico e são um resgate a cultura ancestral onde eram consumidas naturalmente e caíram no esquecimento, como exemplos têm o peixinho da horta, ora-pro-nóbis, tanchagem, capuchinha, taioba  entre outras.

 

A iniciativa vem sendo bem aceita pela comunidade que prestigia a feirinha e ficam surpresos com  a variedade e qualidade dos produtos oferecidos. 

 

A feirinha acontece todas as Sextas feiras das 8:00  às 14:00 horas na Casa da Agricultura ao lado do Detran de Mairiporã a 100 metros da Igreja Matriz, mas não deixe para ultima hora pois devido a grande procura as vezes as mercadorias não duram até o final da feira.

 

Se você é produtor rural em Mairiporã entre em contato pelo e-mail sfoguel@gmail.com e participe das reuniões do conselho e fique por dentro de todas atividades.

 

Sérgio Foguel

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL