COMO MONTAR UM PRATO SAUDÁVEL?

12/09/2018 23:35
noticia COMO MONTAR UM PRATO SAUDÁVEL?
noticia COMO MONTAR UM PRATO SAUDÁVEL?

COMO MONTAR UM PRATO SAUDÁVEL?

Fala-se tanto em prato saudável, mas o que vem a ser um prato saudável?

Quais alimentos devem conter neste prato?

E as quantidades?

Muitas são as perguntas, mas hoje vou desmistificar este enigma, contando para vocês tudo o que compõe um prato saboroso, completo e nutritivo.

É comum ouvir que um prato bem colorido é sinônimo de saúde, mas engana-se quem pensa assim, para que um prato seja considerado saudável tem que ser muito mais que colorido, tem que ser principalmente nutritivo. Para isso, o prato deve ser montado da seguinte forma:

- 25% deve ser composto por carboidratos que são responsáveis por garantir energia ao nosso organismo. Esse grupo de alimentos é composto por: arroz, batata, mandioca, pães em geral, massas em geral, sempre que possível opte por produtos integrais que contém mais fibras e consequentemente proporcionam maior saciedade.

- 25% deve ser composto por proteínas que são responsáveis pela formação de músculos, ossos, tecidos, células, atuam na contração muscular, entre outras funções. Estes alimentos estão subdivididos em dois grupos:

* Proteínas de origem animal: ovos, carnes, aves, peixes (dê preferência sempre as preparações cozidas, assadas ou grelhadas).

* Proteínas de origem vegetal: lentilhas, ervilhas, grão de bico, feijões em geral (branco, preto, carioquinha, rajado, azuki...), soja, quinoa.

- 50% deve ser composto por verduras e legumes que são compostos por substâncias que o nosso organismo não produz, por isso deve ser obtido através da alimentação. Esses nutrientes são as vitaminas e minerais que garantem integridade ao nosso corpo e mente para que funcionem em perfeito equilíbrio. Esse grupo de alimentos é composto por: brócolis, alface, agrião, rúcula, couve de bruxelas, couve-flor, couve manteiga, mostarda, escarola, espinafre, abóbora, chuchu, cenoura, mandioquinha, tomate, batata, beterraba, mandioca, pepino, pimentão, quiabo, jiló, berinjela....são muitas variedades.  

Quanto as quantidades, cada pessoa tem uma necessidade especifica, que deve ser avaliada por um profissional habilitado e capacitado, no caso, o nutricionista, que é o único profissional capaz de prescrever uma dieta equibibrada e balanceada.

MARQUE SUA CONSULTA

Nutricionista Ana Karina Oliveira

E-mail: karina.oliv@terra.com.br

Tel: 99348-9128

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL