PANC da Semana : Capuchinha - Tropaeolum majus

Capuchinha, uma das PANCs mais versáteis e com muitas propriedades medicinais.
30/08/2018 12:04
noticia PANC da Semana : Capuchinha - Tropaeolum majus
noticia PANC da Semana : Capuchinha - Tropaeolum majus

Possui outros nomes populares como: chaguinha, chagas, papagaios, flor-de-sangue, agrião-do-méxico, flor-de-chagas, espora-de-galo, agrião-grande-do-peru, espécie pertencente à família Tropaeolaceae, a capuchinha é originária da América Central e da América do Sul. As plantas são herbáceas, com rápido crescimento e floração permanente. As folhas são arredondadas e as flores vistosas, com cores que variam do amarelo-claro ao vermelho. É amplamente utilizada como planta ornamental, melífera e comestível, desde as folhas até as sementes. As flores e folhas possuem sabor agridoce picante, lembrando agrião.

Seus frutos, formado por 3 aquênios, também são consumidos refogados ou em conserva - tipo alcaparras.

Alem de ser uma planta comestível traz inúmeros benefícios a saúde como, por exemplo:

Suas  flores oferecem bastante vitamina C e betacaroteno, ou seja, fortalece o sistema imunológico nos protegendo contra infecções e doenças de vários tipos.

Suas flores também ajudam com os problemas estomacais, e problemas de prisão de ventre. Ao acalmar o estômago, possibilita uma melhor digestão e aumentam o apetite, prevenindo distúrbios como anemia e desnutrição.

Ajuda também com os problemas pulmonares melhorando tosses, e diminuindo o catarro nos pulmões e a bronquite. Ao cuidar desta área, a inflamação diminui e permite que a respiração fique melhor.

É muito comum que as pessoas tenham infecção urinária ou retenção de líquido por conta da água que esquecemos de beber na correria do dia a dia. Isso é bastante perigoso e pode levar a problemas renais mais sérios, o melhor é cuidar o mais rápido possível. A capuchinha previne estes problemas, pois ajuda os rins a eliminar toxinas indesejáveis, limpando o sangue e fazendo com que o sistema funcione melhor, sendo assim, estimula o desinchaço que algumas pessoas costumam sentir nesta região.

Os nutrientes dessa planta estimulam a cicatrização, melhorando problemas com acne excessiva e caspas em qualquer nível.

Para obter os melhores benefícios, procure tomar um chá da flor pelo menos três vezes por semana. Seu preparo é simples e rápido: pique 3 colheres de sopa das folhas e leve ao fogo juntamente com 1 litro de água já fervendo, quando ferver, desligue o fogo e abafe por cinco minutos, peneire e tire proveito de um delicioso chá.

 

Na culinária

A capuchinha apresenta sabor levemente picante assim como o agrião, seu parente mais próximo. Portanto, combina bastante com queijos, saladas de todos os tipos e carnes variadas, criando algo mais agridoce e apetitoso para qualquer paladar, por mais inexperiente que este seja quando o assunto é avaliação culinária.

Contudo, alguns alimentos apresentam contra-indicações, e com esta delicada flor não é diferente, seu consumo deve ser evitado nos casos em que a pessoa tem insuficiência renal, gastrite, hipotireoidismo, problemas cardíacos, mulheres grávidas ou lactantes.

Seu uso é bem variado e cai bem quando usada em saladas, sucos, lanches naturais e temperos. Também fica bem no feijão e na farofa, para aqueles que gostam de sabores mais ousados na culinária, sendo assim, é possível se aventurar de muitas formas com a capuchinha.

A capuchinha é uma PANC completa onde se aproveita a planta toda. Vejam algumas idéias de receitas.

 

Salada de flor de capuchinhas com damasco

Ingredientes

12 folhas de capuchinha

10 unidades de flores de capuchinha

5 folhas de alface americana

4 folhas de almeirão italiano

8 unidades de damasco

1 copo de suco de laranja

3 colheres de sopa de azeite de oliva

Sal a gosto

1 colher de chá de pimenta rosa (levemente quebradas com a lateral da faca)

 

Modo de preparo

Enxágüe as flores e folhas em água corrente e depois as mergulhe em uma travessa com água e vinagre. Deixe por cinco minutos e escorra novamente. As folhas podem ficar imersas na água por até 15 minutos.

Corte os damascos em tirinhas e coloque-os em uma panela pequena, junto com o suco de laranja. Deixe reduzir o líquido até a metade. Reserve até esfriar e adicione o azeite de oliva, uma pitada de sal e as sementes de pimenta rosa.

Corte o almeirão em tirinhas finas. Monte a salada formando um buquê com as alfaces americanas e com as flores de capuchinha. Cuidadosamente, coloque um pouco do almeirão por cima e regue com o molho de damasco, de tal forma que as folhas fiquem completamente envolvidas no molho.

Fonte : https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/receitas-pratos/salada-de-flor-de-capuchinhas-com-damasco/

 

Receita da Conserva de Sementes de Capuchinha

Esta é uma receita em duas partes, com ingredientes muito simples.

Ingredientes:

1/4 xícara de sal para cada xícara de sementes da Capuchinha

1 de folha de louro

1 colher de sopa de sementes de zimbro

1 colher de sopa de pimenta do reino

2 xícaras de água

1 xícara de vinagre branco

1 colher de chá de sementes de aipo (opcional)

 

Instruções – Primeira Parte

Colha as sementes jovens, de cor verde claro, enquanto eles ainda estão na planta. Separe as vagens em sementes individuais e remova as flores secas. Lave em água. Agora faça uma salmoura. Em um jarro, dissolva o sal em água fria (1/4 xícara de sal para cada xícara de sementes).

Adicione as sementes. Certifique-se de que todas as sementes estão cobertas com salmoura. Deixe a solução salina assentar durante a noite, a temperatura ambiente. As sementes vão virar um verde acinzentado durante este estágio.

 

Instruções parte dois:

Drene as sementes e enxágüe novamente para remover o excesso de sal.

Em uma panela pequena em fogo médio, trazer o vinagre, folha de louro, bagas de zimbro e pimenta preta a uma fervura baixa. Em seguida, cozinhe por 10 minutos.

Coloque o frasco de vidro com sementes em uma placa de madeira e despeje o vinagre quente sobre as sementes , cobrindo-as completamente. Deixe o frasco esfriar à temperatura ambiente antes de selar com a tampa .

Após 3 semanas a conserva esta pronta para consumo. Corte finamente e adicione a sua salada favorita. Elas também vão muito bem com batatas e massas.

Fonte : https://asenhoradomonte.com/2018/03/10/picles-de-capuchinhas/

 

SAL DE FLORES E FOLHAS de CAPUCHINHAS

Modo de fazer:


1- Verifique as capuchinhas se estão completamente saudáveis, lave-o, e deixe-o secar bem. Passe em um processador de alimentos (ou em um liquidificador manual) com tanto sal como deseja. Deixe descansar durante a noite.


2- Coloque o sal espalhado em uma assadeira e leve ao forno a 40 ° C e abra ligeiramente a porta do forno ou pré-aqueça o forno uns minutos e depois desligue e coloque a assadeira, para que o sal perca toda a umidade. Nunca no sol, Agite de vez em quando para evitar a formação de caroços. Após a secagem, se necessário, passe através de uma peneira fina.


3 - Dica: prepare sempre sais de ervas com ervas frescas. Sal e açúcar absorvem os sabores, ingredientes ativos e cores de ervas frescas que se perderiam se as ervas tivessem sido previamente secas. Um açúcar de ervas ou sal de ervas preparado com ervas secas não é tão intenso e saboroso como quando feitas com ervas frescas.


4 Se você quiser  também pode adicionar pimenta ou cebola ralada. Para temperar carne, sopas, molhos, saladas. Capuchinha contém um antibiótico natural que é particularmente eficaz contra os germes de alimentos prejudiciais para nós.


Fonte : https://www.kochbar.de/rezept/404938/Kraeutersalz-Kapuzinerkresse.html

 

Sérgio Foguel

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL