Entrevista com Idomar Augusto

Por Eriberto Henrique
07/05/2018 17:55
noticia Entrevista com Idomar Augusto
noticia Entrevista com Idomar Augusto

 

 

Entrevista com Idomar Augusto

 

Estamos aqui entrevistando, o criador projeto PEGAÍ LEITURA GRÁTIS. Um excelente projeto de incentivo a leitura, sem fins lucrativos, presente em 5 cidades do Paraná.  Vamos à entrevista, para que todos possam conhecer um pouco sobre o projeto e quem é o seu criador.

Entrevista

 

Portal Olhar Dinâmico:

Nome completo, lugar em que nasceu, idade, possui alguma formação?

Idomar Augusto:

Idomar Augusto Cerutti, Xanxerê – SC, 49 anos, Bacharel em Processamento de Dados, Especialista em Ciências da Computação e Mestre em Computação Aplicada

 

Portal Olhar Dinâmico:

O que é o projeto?

Idomar Augusto:

Pegaí Leitura Grátis, iniciativa sem fins lucrativos que tem por objetivo incentivar o hábito da leitura, convidamos, estimulamos incentivamos as pessoas a doarem livros de leitura para nós e depois carimbar, etiquetar e registrar nós colocamos esses livros à disposição dos nossos leitores em espaços públicos, tais como: supermercados, padarias, agência dos correios, agência do trabalhador, ponto de ônibus, restaurante popular, hall de repartições públicas, ônibus coletivo metropolitano, ambientes prisionais, entre outros. Estamos presentes em 5 cidades: Ponta Grossa, Ipiranga, Realeza, Carambeí e Castro, todas no Paraná. Desde 2013 já colocamos para circular mais de 160 mil livros. Também temos um Hospital de Livros, dentro da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa – PR, onde apenados que receberam treinamento restauram livros danificados.

 

Portal Olhar Dinâmico

O que te levou a literatura?

Idomar Augusto:

Não sei se me considerando “na literatura”, sou apenas um disseminador dela, conecto livros parados com leitores sem livros, tanto é que a missão do Pegaí Leitura Grátis é “Aproximar livros sem leitores de leitores sem livros”.

 

Portal Olhar Dinâmico:

De onde veio a ideia de criar esse projeto?

Idomar Augusto:

Em 2013 eu assisti uma reportagem no Jornal Hoje da Rede Globo que mostrava um grupo de motoboys que tinham uma “bicicloteca”, eles enchiam uma caixa com 200 ou mais livros e levavam ela para uma praça de distribuíam esses livros para as pessoas, eu pensei “eles fazem, nós também podemos fazer”. Formatei a ideia, criei os parâmetros, defini o nome, contei para algumas pessoas e comecei a pedir livros para os amigos, em julho 2013 realizamos nossa primeira Pegada Cultural, com 300 livros, dentro de um supermercado, foi um sucesso, dali em diante passamos a receber mais doações e até hoje nossos números só aumentam. No link a seguir tem os números mensais:

http://www.pegai.info/historico/

 

 

Portal Olhar Dinâmico

Teve apoio ou foi influenciada pela família?

Idomar Augusto:

Da minha esposa e do meu filho.

 

Portal Olhar Dinâmico 

Quais seus escritores favoritos?

Idomar Augusto:

Não tenho escritor favorito, sou eclético, gosto de ler o que tem na frente, depende da época, do momento, gosto de livros biográficos e também de livros que relatam aventuras tais como Ernest Shackleton.

 

Portal Olhar Dinâmico:

O que é a literatura para você?

Idomar Augusto:

Um meio de transporte que te leva para viajar sem sair do lugar. Uma maneira de expandir conhecimento, de aumentar a inquietação, de sair da zona de conforto.

 

Portal Olhar Dinâmico:

Qual a importância da literatura para a sociedade?

Idomar Augusto:

Entendo que a leitura cria uma sociedade mais crítica, questionadora, uma sociedade que não se conforma com os problemas e tenta ir atrás de uma solução. É importante viabilizar boas leituras para as pessoas, deixar os livros ao acesso delas, para que possam escolher e pegar para desfrutar de bons momentos. Precisamos tentar mudar um pouco o formato das bibliotecas, que são ambientes sisudos, ambientes que não facilitam. Para criar leitores precisamos tornar o acesso aos livros mais facilitados, é nisso que acreditamos no Pegaí Leitura Grátis. “Livro parado na estante não muda a vida de ninguém” (Jeferson de Souza).

 

Portal Olhar Dinâmico 

Qual o seu papel como pessoa responsável por esse projeto?

Idomar Augusto:

Sou o coordenador geral.

 

Portal Olhar DInâmico 

Qual o seu livro preferido e porque?

Idomar Augusto:

Não tenho um livro preferido, depende muito do momento, da época, atualmente tenho lido e gostado muito dos livros do professor Yuval Noah Harari, “Sapiens: Uma breve história da humanidade” e “Homo Deus: Uma breve história do amanhã”.

 

Portal Olhar Dinâmico

O que diria para os jovens leitores do Brasil?

Idomar Augusto:

Leiam, leiam muito, o resultado disso será visto no seu futuro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL