Networking, você sabe como fazer?

22/06/2017 22:02
noticia Networking, você sabe como fazer?
noticia Networking, você sabe como fazer?

Por Edson Moraes

O desemprego, que sempre assustou a maioria dos profissionais, se torna aterrorizante em momentos de crise econômica. E, raramente, nos preparamos para momentos de transição na carreira. Se muitas vezes é difícil pedir demissão ao conseguir outro emprego, o que dizer daquele momento em que a decisão do rompimento contratual foi uma deliberação do empregador, restando na sensação de surpresa indesejada, vazio e falta de chão?

Muitas vezes, é somente nesse momento que percebemos o quanto ficamos distantes do mercado e das pessoas, afundados nas tarefas cotidianas e acreditando que isto bastaria para mantermos uma segurança inexistente e uma estabilidade impossível no mundo corporativo, ao menos para aqueles que optaram pela carreira em empresas privadas.

Até mesmo os empreendedores ficam mergulhados nas atividades necessárias para manter sua empresa em operação e se esquecem de manter sua rede de relacionamentos ativa.

Pois é, a rede de relacionamentos, mais conhecida como networking, que garantirá, na maioria das vezes, um novo ciclo na carreira, seja emprego, projeto, consultoria, cliente ou mesmo atividade voluntária.  Mas como manter aberto esse canal com o mundo quando nos permitimos ficar enclausurados na atividade da vez, seja esta qual for?

Antes de qualquer coisa, networking deve ser entendido como uma forma de se conectar ao mundo, ao mesmo tempo em que é uma forma de se perceber no mundo, uma vez que nada daquilo que fazemos pode ser executado sem alguma ajuda, explícita ou implícita, de alguém. Não somos sozinhos no universo. Como se diz no budismo: intersomos.

Mesmo para quem pretenda viver solitariamente, será necessário um lugar para morar, que foi construído por alguém, comida para se alimentar, que tenha sido plantada, colhida, transportada e vendida por “vários alguéns”, além de toda uma série de produtos e serviços necessários para a sobrevivência.

E neste interser devemos perceber o outro como uma extensão de nossas capacidades e necessidades, de forma a nos colocarmos à disposição, da mesma forma que um dia poderemos precisar do auxílio de alguém próximo para desempenhar alguma atividade.

networking começa na família, passa pelos amigos próximos, por pessoas com as quais mantivemos algum contato, com quem tenhamos estudado ou trabalhado em algum momento da vida e, até mesmo, por aquelas com as quais eventualmente trocamos cartões e poucas palavras.

O segredo está na manutenção destes contatos, o que requer muito cuidado, pois isso poderá ser importante em um momento de reposicionamento no mercado, na busca de uma nova colocação, na oferta de serviços ou na estruturação de uma empresa.

Não há momento certo para se praticar o networking. Estejamos empregados ou procurando alguma atividade, a prática deve ser a mesma, pois será importante em qualquer circunstância. Seja buscando alguma satisfação pessoal, como uma dica de viagem; fazendo uma transição na carreira, divulgando para a rede pessoal que deseja mudar de atividade ou empresa; solucionando problemas no dia a dia do trabalho; compartilhando com colegas de profissão, mesmo que em outras empresas, um problema que se está enfrentando com um fornecedor ou produto; ou procurando conhecer novas pessoas. Não importa, onetworking servirá como um grande instrumento para atingirmos os objetivos.

Para quem ainda se sente tímido para começar sua rede de relacionamentos, saiba que nunca é tarde para retomar ou iniciar essa prática. Comece pelos contatos mais próximos, família e amigos, e siga ampliando sua rede de forma disciplinada. Ofereça sempre algo, pois o networking começa quando colaboramos com alguém – e não o contrário –, conduza as relações de forma genuína, respeite sempre a agenda do outro, torne o processo lúdico e, o mais importante, mantenha a sua rede de relacionamentos viva.

Mensagens por aplicativos e redes sociais, ligações telefônicas periódicas, convites para cafés, almoços, happy hours e jantares, sempre de forma descompromissada e sem interesses implícitos, farão com que sua rede siga forte e divertida. Afinal, é sempre prazeroso passar algum tempo de forma despretensiosa em companhia de pessoas inteligentes e simpáticas. O benefício poderá vir depois, na medida em que cada um doe a sua parte na relação. Afinal, intersomos.

 

*Edson Moraes é sócio do Espaço Meio, Executive Coach desde 2014 e Consultor (Gestão & Governança) desde 2003. Foi Executivo do Bank of America entre 1982 e 2003. Seguiu carreira na Área de Tecnologia da Informação, foi Head do Escritório de Projetos e CIO por 4 anos. É Master em Project Management pela George Washington University.  Participou de programas de educação executiva na área de TI ( Stanford University, Business School São Paulo e  Fundação Getúlio Vargas). Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC/SP. É Conselheiro de Administração formado pelo IBGC, Coach pelo Instituto EcoSocial e certificado pelo ICF.  Articulista e palestrante nas áreas de Governança, Tecnologia da Informação e Gestão de Projetos.

 

Sobre o Espaço Meio

Dois amigos de longa data, Miriam Elias de Carvalho e Edson Moraes, se reencontram após anos, conversam e percebem que têm ideias e desejos de criar algo semelhante. Daí nasceu o Espaço Meio -  https://espacomeio.com.br - espaço de busca, de desenvolvimento humano, de autoconhecimento, de experimentação e de transformação. Onde as perguntas valem mais que as respostas.

Meio

Um meio, um caminho, um jeito de se relacionar, viver e pensar. Metades, complementos, yin yang, equilíbrio, meio do caminho.Palavras-chave: relação, integração, convivência, equilíbrio, desconstrução e conexão. Valores: inovação, confiança, qualidade, alegria, leveza, cooperação, parceria e complementaridade.

 O que oferece:

 - Coaching (Vida, Carreira, Executivo, Empreendedorismo)

- Consultoria Financeira para Pessoas Físicas e empresas de pequeno e médio porte.

- Análise Estratégica para empreendedores

- Mentoria para dentistas

- Palestras & Workshops

.Propósito / Objetivos na Vida

.Gestão

            .Carreira

- Programa de conveniência para empresas (ofertas customizadas)

Quem são:

-Edson Moraes  

-Miriam Elias de Carvalho

_        Personal & Executive Coach pela SBC

_        Neurocoach pelo Neuroleadership Institute

_        Marketing para Produtos de Luxo – ESPM

_        Pós Graduação em Administração e Marketing – FAAP

_        Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000 – Instituto Bibancos de Odontologia

_        Consultora de Gestão e Marketing – Altera

_        Departamento de Produtos Profissionais – Colgate

_        Mentora especializada em Serviços Odontológicos

_        Endodontista – UNIP

_        Cirurgiã Dentista – UNESP Araçatuba

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL