Biografia do escritor e poeta Eriberto Henrique

Artigo publicado por Thiago Winner, escritor do livro "As regras simples da vida" e colunista do site "Portal Olhar Dinâmico".
18/01/2018 18:55
noticia Biografia do escritor e poeta Eriberto Henrique
noticia Biografia do escritor e poeta Eriberto Henrique

Naração em 1ª pessoa:  

   Comecei a escrever sem nem ao menos saber por que, sempre gostei de quadrinhos, livros e desenhos animados, porém a escrita surgiu em minhas mãos como um flor que desabrochou o sereno. Primeiro veio os desenhos rabiscados, depois veio os versinhos, depois os roteiros de quadrinhos e livros bobos ilustrados, e quando dei por mim já estava com um caderno cheio de poemas, o meu primeiro livro. Nunca tive apoio de ninguém para a leitura, nunca tive apoio para escrever, quando comecei a escrever, nem sabia quais eram as classes literárias. Não tinha idéia alguma de métrica em sonetos, era um ser do acaso que lia os livros de Monteiro Lobato na biblioteca e sonhava em ser professor de arte. Tudo muito difícil e o tempo passando, ai veio à necessidade de estudar literatura, até para desvendar esse mundo no qual eu já estava inserido.  

   Estudei, escrevi novos livros, e foquei em ter um estilo próprio, sem ser uma cópia de ninguém, foquei em fazer uma literatura libertadora, cheia de expressões e sentimentos, expondo tudo aquilo que sempre esteve lá diante de nossos olhos, mas que muitas vezes não queriam ver. Aos 18 anos já tinha quatro livros de poemas, sempre contestados por mim, que queria mais, em quantidade e qualidade. E assim fui adiante sobre essas montanhas da imaginação, forças armadas, desemprego, perdas e conquistas, que me amadureceram e me tornaram mais forte, e mais escritor também, alguém capaz de escrever um livro em um mês, e escrever três livros ao mesmo tempo.  

   Antes de publicar meus livros cheguei à marca de 32 livros escritos com 31 anos de idade, mas a cede só aumentava, resolvi que era a hora de arriscar, a vida financeira não decolava, mas o sonho de ver meus livros impressos sim. Investi tudo que tinha em sonhos, e em um ano, tive dois livros impressos publicados, um deles por uma editora de Portugal, um e-book e oito livros publicados em plataformas de auto-publicação. Saí em nota de jornal do meu estado, ganhei prêmio de destaques do ano em minha cidade, de dei entrevistas para rádios de outra cidade, e rádios do meu estado. Tornei-me colunista de blogs, e sigo na luta pelo meu espaço, para fazer uma literatura comprometida com a sociedade, com a cultura, e como o meu país.  

   Sou um sonhador eu sei, mas o que é a vida de um homem sem sonhos? Um lindo frasco de cristal vazio talvez. Hoje perambulo pelas redes sociais, tentando vender meus livros, e falando sobre literatura e os desafios de ser escritor em mercado amplo, mas restrito, trabalhando de porteiro, para pagar minhas contas e alimentar minha família.

 

Contatos para palestras, entrevistas e debates: https://www.facebook.com/poetaeriberto.henrique

(81)9-8481-2285 Watssap

ehspoeta@gmail.com

Canal: https://www.youtube.com/channel/UC1Mm6EZ2Uip-XoTDifIAd_A

 

Vendas de livros: