Pés sem rachaduras no verão: o filme transparente é um aliado

31/12/2017 15:30
noticia Pés sem rachaduras no verão: o filme transparente é um aliado
noticia Pés sem rachaduras no verão: o filme transparente é um aliado

Toda mulher quer entrar o verão com pés hidratados, sem se preocupar com as rachaduras brancas que deixam os calcanhares feios e com aspecto de mal cuidados.

 

Para a enfermeira estomaterapeuta Maria Lucoveis, diretora da Stay Care São Paulo- clínica especialista em pés, feridas, estomias e incontinências-, manter os pés saudáveis, sem rachaduras, é simples e rápido.

 

Evite lixar o calcanhar e a sola dos pés. Dê preferência à esfoliação que auxilia na remoção de células mortas sem agredir a pele. Com o auxílio de um esfoliante massageie delicadamente dando mais ênfase à sola e regiões mais ásperas. A esfoliação deve ser realizada a cada 15 dias ou 1 vez por semana para quem possui os calcanhares mais ásperos.

 

Após a esfoliação, aplique hidratante de sua preferência e envolva os pés com filme transparente de 20 a 30 minutos para potencializar a hidratação. Hidratar a pele ajuda a prevenir o ressecamento e as temidas rachaduras.

 

Para finalizar, faça massagem com cremes que contenham óleos essenciais de efeito terapêutico ou extrato de plantas como: alecrim, arnica, calêndula, alfazema, lavanda, cipreste, etc. Os resultados são sentidos de imediato: pés macios, pele bonita e, principalmente, relaxamento e alívio das tensões do dia a dia.

 

Outros cuidados também são importantes para manter os pés saudáveis. Realize o corte das unhas de forma reta obedecendo à anatomia dos dedos para evitar que as mesmas fiquem encravadas. As laterais salientes das unhas podem ser discretamente arredondadas.

 

Evite remover a cutícula das unhas, pois serve como proteção contra agentes agressores ao organismo. As sujidades e o excesso de células mortas podem ser removidos com auxílio de uma espátula e escovação das unhas com escova de dente de cerdas macias.

 

Alicates, palitos e lixas são fontes de contaminação, portanto, devem ser de uso individual. Se for compartilhar, o alicate deve ser esterilizado em autoclave. O palito e a lixa devem ser descartáveis.

 

Caso tenha o hábito de esmaltar as unhas não compartilhe o esmalte, pois também é uma fonte de contaminação. Pelo menos um dia por semana deixe as unhas livres de esmalte para que possam transpirar de forma adequada. Portanto, são ações e cuidados simples que mantém os pés bonitos e hidratados.

 

Sobre a Stay Care:

A excelência do cuidar faz a Stay Care prestar serviços e ter equipamentos especializados para tratar pessoas com feridas agudas e crônicas, alterações ou lesões nos pés e unhas e incontinências. Sempre focada na prevenção, educação para o autocuidado e melhoria da qualidade de vida.  Unidades em São Paulo, Americana e Sorocaba.

http://www.staycare.com.br/

 

Currículo:

Maria Lucoveis é enfermeira estomaterapeuta, diretora da Stay Care São Paulo. Integrante da Sobest - Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências. Fisioterapeuta especialista em podoposturologia, educadora em diabetes e especialista nos cuidados com pés diabético e geriátrico. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL