Partido de Macron leva 355 das 577 cadeiras na eleição de ontem na França

19/06/2017 17:26
noticia Partido de Macron leva 355 das 577 cadeiras na eleição de ontem na França
noticia Partido de Macron leva 355 das 577 cadeiras na eleição de ontem na França

Ontem (18) a França foi às urnas para votar e decidir o rumo do país no 2º turno das eleições para a Assembleia Nacional.

O que estava em jogo também era a força do recém criado República em Marcha, partido do presidente Emmanuel Macron. Apesar de uma grande abstenção nas urnas a vitória do partido do presidente foi esmagadora. A Repíblica em Marcha conquistou 355 das 577 cadeiras da Assembleia Nacional, o que da mais conforto para o presidente mais jovem da França governar.

O partido Republicano ficou em segundo lugar com 125 cadeiras, seguido do partido Socialista que obteve 49 cadeiras. O partido que saiu mais fragilizado foi a Frente Nacional da ex-candidata a presidente, Marine Le Pen, seu partido levou apenas 8 cadeiras, sendo uma delas da candidata populista.

Macron além de ver seu partido sair vitorioso das eleições, viu Marine Le Pen não conseguir eleger dois de seus principais aliados na Frente Nacional: Florian Philppot e Gilbert Collard.

O coordenador da campanha do partido Republicano, François Baroin, declarou que o partido fará uma “oposição firme” ao presidente centrista Emmnuel Macron.

Texto: Everton Ribeiro