1º Fórum Desenvolvimento Regional em Campos dos Goytacazes - RJ

Foto: Professor e Jurista Luiz Flavio Gomes/ Estudante de Direito Anderson Cypriano Ramos. Evento procurou buscar novas ideias para a economia da região
18/06/2017 22:29
noticia 1º Fórum  Desenvolvimento Regional em Campos dos Goytacazes - RJ
noticia 1º Fórum  Desenvolvimento Regional em Campos dos Goytacazes - RJ

Por Anderson Cypriano

No dia 7 e 8 de junho de 2017, ocorreu no Teatro Municipal Trianon em Campos dos Goytacazes - RJ, o 1º Fórum Desenvolvimento Regional promovido pela Tv Record Interior. Neste evento contou com a participação de grandes personalidades da área da educação, empresários, prefeitos de diversos municípios, políticos como o Senador Eduardo Lopes do PRB, e o jurista e professor Luiz Flavio Gomes, dentre outros, estudantes e pessoas da comunidade.

O objetivo do Fórum teve como principal discutir ideias e propor metas para o desenvolvimento econômico da região, trazendo soluções imediatas a curto e longo prazo sobre a economia da região. Como a crise da economia afetou diversas áreas no município, como: saúde, trabalho, projetos sociais, etc, levando vários empresários tomarem medidas como retenção de gastos, demitindo funcionários, este evento vem em uma boa hora. Tais medidas tomadas com a conferencia destes dois dias, trouxeram um pouco de esperança e um norte para driblarem toda esta situação que hoje o município se encontra. De acordo com o jornal Folha 1 de Campos, o Município tem em média hoje 30 mil desempregados por conta desta crise política e econômica.

Não faltou também críticas por parte do Dr. Luiz Flavio Gomes a respeito do cenário político corrupto que estamos passando. Aproveitou a oportunidade para fazer uma apreciação do livro que acabara de lançar. “O Jogo Sujo da Corrupção”, que trás em seu bojo toda a questão da Lava Jato e a Corrupção ao arredor do mundo. Citando a ética como ponto inicial de qualquer ser humano, porque sem ela não há q em se falar em uma sociedade honesta e próspera.

“Neste livro, o jurista Luiz Flávio Gomes aposta em um Estado republicano, onde a lei deve valer para todos (“erga omnes”). Trata-se do impostergável império da lei. Muito distante do “jeitinho” brasileiro e da morosidade clássica do sistema judiciário, Gomes acredita que, dentro da lei e do Estado de Direito, a Lava Jato pode revolucionar a nossa história, gerando profundas mudanças nos nossos costumes e tradições”.

De acordo com a página no site do Senador Eduardo Lopes http://eduardolopes10.com.br/senador-eduardo-lopes-faz-palestra-no-1-forum-desenvolvimento-regional-em-campos-dos-goytacazes/

traz um pouco do que foi discutido e apresentado nos dois dias deste evento.

“Evento reuniu 42 prefeitos e palestrantes de diversas áreas que buscaram soluções para os municípios"

O município de Campos dos Goytacazes sediou o 1° Fórum Desenvolvimento Econômico realizado nos dias 7 e 8 de junho. Com a presença de autoridades políticas e palestrantes renomados, o evento, realizado no Teatro Trianon, tem o objetivo de fazer uma integração de prefeituras do Norte e do Noroeste e, desta forma, buscar o desenvolvimento econômico da região. “Daqui sairão ideias importantes para definição dos rumos a serem tomados para que nossos municípios vençam esta grave crise financeira que estamos passando”, comentou o senador Eduardo Lopes, que palestrou nesta quinta-feira.

Lopes assegurou que o Fórum servirá como modelo para outras regiões, uma vez que o objetivo é levar o evento para outras cidades. “Torcemos que esta iniciativa possa se propagar em outras regiões, que buscam o caminho para o desenvolvimento. E que, desta forma, juntos possamos buscar saídas para o desenvolvimento do país. A crise trouxe união dos prefeitos e aumentou a representatividade, o que é muito importante. A busca pelo desenvolvimento regional é uma das saídas para a retomada do crescimento. Por meio destas palestras é possível buscar caminhos que nos levem à reconstrução da base produtiva local”.

Para o coordenador de Relações Institucionais do Fórum, Henrique Monfortes, as ideias apresentadas mostram a boa vontade e a integração dos municípios em prol do desenvolvimento. “O momento é de unir forças, ouvir críticas construtivas, análises técnicas para fazer o que for preciso pela mudança deste cenário crítico, que tanto tem prejudicado os municípios e, consequentemente, a população”.

Durante a cerimônia o senador Eduardo Lopes ganhou do vereador Vanderly Melo, uma placa de honraria pelos seus esforços em prol do Estado do Rio de Janeiro. O republicano também recebeu uma placa para ser entregue ao ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira.

O diretor-executivo da Record TV Interior RJ, com sede em Campos, comentou estar feliz pela cidade sediar o 1° Fórum. “Conseguir fazer estes debates, discussões e análises de propostas é muito importante. Quando operamos desta forma, começamos a trilhar o caminho do desenvolvimento. Levantar as questões por meio de palestras técnicas, didáticas e estudá-las, transformando-as em propostas, é um importante caminho para a mudança e para o benefício dos municípios”, opinou.

Entre os participantes no primeiro dia do evento estiveram: Os vice-prefeitos Wanderson Dias (Itaboraí) e Alexandre Rosa Gomes (São João da Barra), o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Vicenildo Medeiros, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Luceno, os vereadores Vanderly Melo, Antonio Brito e Tiago Ferrugem. O major Campos, o tenente Prata entre outros marcaram presença.

Ascom PRB RJ Fotos: Demostenes Ramos.”

Fonte Bibliografica: