Acontecia há dois anos: 1ª Conferência Internacional de Pilates no Brasil

19/09/2017 23:12
noticia Acontecia há dois anos: 1ª Conferência Internacional de Pilates no Brasil
noticia Acontecia há dois anos: 1ª Conferência Internacional de Pilates no Brasil

Por Adriano Coelho

Crônica:

Aquela academia tem Pilates, era o que eu ouvia de muitos, mas, não tinha noção do que poderia ser.  Talvez uma coisa surgida no século vinte e um, para melhorar a postura, deixar as mulheres com corpos mais interessantes ou salvar idosos de qualquer doença. Podemos dizer que tudo acima, tem sentido, pois o Pilates é, realmente completo, movimentos que ora lembra arte marcial, Yoga ou até mesmo meditação, resumindo, Pilates é Pilates, como muitos afirmaram na convenção, uma filosofia de vida, onde todos os músculos são solicitados, atenção e respiração são importantes, fazendo um aprendizado geral e, tendo não só adeptos, mas, fãs, que se emocionam a cada palestrante que se apresentava e, afirmar à fidelidade dessas pessoas, que estavam na convenção, se compara  fanáticos de torcidas de futebol, religião, ou até mesmo estilo musical, um universo não muito conhecido, mas que excita  a qualquer um que estava presente, como a pessoa que escreveu esse texto.

História:

Joseph Hubertus Pilates viveu até os oitenta e três anos, deixando o mundo em 1967, segundo informações, ele faleceu devido a um enfisema, que adquiriu quando tentou salvar seu estúdio de um incêndio,  deixou sua colaboração, para mundo das artes, esportes, saúde, segurança, pois treinou atletas, dançarinos, e soldados na primeira e segunda guerra mundial, ele que nasceu na Alemanha, mas, se mudou para os Estados Unidos em 1923, deixando a pratica famosa nos anos de 1940, Joseph desenvolveu a técnica, devido a problemas de saúde que teve na infância, o medo de uma cadeira de roda era muito,  pois ele possuía doenças reumáticas, ele que também se dedicou ao boxe e, ao mergulho, dando um exemplo de vida saudável, chegou a treinar pessoas nuas, para que elas observassem os detalhes do corpo, lembrando que estudou medicina oriental, ou seja, uma vida de aprendizado, que sentimos quando convivemos ou conhecemos qualquer praticante ou profissional dessa atividade.

O Evento:

No dia 09 de Outubro de 2015 fomos brindados com um coquetel, nas dependências do hotel WTC, onde ficaríamos frente a frente com alguns palestrantes, uma noite agradável, onde senti, o que seria o evento, pelo número de pessoas de outras cidades, estados e até de países da América do Sul, da qual foi um prazer enorme as conversas e descontrações, com todos os presentes. Dia 10, muito cedo Benjamin Degenhardt  começou contando a história do surgimento do Pilates, com muito detalhe, explicou a vida e, a dedicação de Joseph Pilates, outro destaque foi Inelia Garcia explicou como usar o aparelho Chair sem ter lesões; A  simpática coreana Junghee Won – Da qual eu tive o prazer de conversar – mostrou como usar o equilíbrio no cadillac, mostrando a força e o alongamento; Brett Howard já no final do dia, exibiu o avanço de usar o Chair. Dia 11, muito cêdo, Inellia falou da importância de desenvolver a flexibilidade do corpo, através do cadillac; Junghee explorou o Chair para usar em casa, mas, para alunos avançados;  Voltando ao Cadillac, Cara mostrou os exercícios para ajudar a coordenação motora. Apesar de todos os palestrantes serem ótimos, posso afirmar, que a Jean Claude, o alemão, filho de haitianos, foi o que mais prendia a atenção de todos, ele mostrou a importância do alongamento no aparelho Reformer  e, a variedade dos acessórios usados. De forma apoteótica Inellia fez quase todos, os trezentos inscritos, a praticarem o Matclass, exercício de solo. Você deve estar perguntando, o que é Reformer, Chair, Mat, e Cadillac? São aparelhos usados pelos profissionais.

Pilates é quase um universo todo feminino, de pessoas que se dedicam ao bem – estar de si, passando isso a todos.

Parabéns a Rodrigo e Gil pela realização e, idealização do evento, as professoras da academia de Pilates do Shiva , Edna e Beatriz, a Fernanda Payo, Vanessa Veiga e Leda Toda, pela dedicação e, toda a equipe que realizou esse evento literalmente cativante e, também a minha parceira de assessoria Paula Witchert.

Até a próxima.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL