Secretário de Gestão de Projetos e Programas, Secretario de Segurança e o Diretor de Comunicação de Louveira representam o Prefeito Junior Finamore em reunião da AUJ

14/09/2017 09:59
noticia Secretário de Gestão de Projetos e Programas, Secretario de Segurança e o Diretor de Comunicação de Louveira representam o Prefeito Junior Finamore em reunião da AUJ
noticia Secretário de Gestão de Projetos e Programas, Secretario de Segurança e o Diretor de Comunicação de Louveira representam o Prefeito Junior Finamore em reunião da AUJ

No último dia 13, representantes de todas as Prefeituras que fazem parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) participaram de uma reunião que discutiu saúde e segurança. Para o primeiro tema, a saída encontrada para as dificuldades enfrentadas pelos hospitais de Jundiaí foi a criação de um consórcio intermunicipal. Para a segurança, a proposta de construção de uma cerca virtual voltou a ser debatida. Este tema passa principalmente por questões técnicas já que nem todas as cidades da região contam com câmeras de monitoramento. Ou se contam, não são do sistema OCR, que conseguem ler os caracteres das placas de veículos. A opção é o Governo do Estado implantar um projeto próprio. Quanto à saúde, é preciso saber o que cada município avalia como um consórcio vantajoso e quanto poderá gastar. Hoje.

Segundo a Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), de acordo com dados da rede hospitalar de Jundiaí no primeiro semestre de 2017, o Hospital São Vicente realizou uma média de 21.400 atendimentos por mês. Destes, 20% para moradores da região. Em termos de internação, foram 1.256 ao mês, sendo 30% para moradores de outras cidades. Já o Hospital Universitário (HU) realiza, em média, nove mil atendimentos ao mês, do qual 15% para moradores da própria cidade. Entre as internações, são 768 ao mês, sendo 26% moradores de fora.

No ano passado, do total de atendimentos realizados para moradores, no Hospital são Vicente e Hospital Universitário, já descontado o valor repassado do governo federal (Tabela SUS) para este atendimento, foram desembolsados, respectivamente, R$ 24 milhões e R$ 8 milhões, por ano, de recursos próprios do município para este atendimento regional.

Jundiaí e os municípios da região estão iniciando um estudo de complemento dos valores da tabela nacional de saúde (Tabela SUS), em conformidade com a Portaria do Ministério da Saúde nº 1606 de 11/09/2001.

Aos sete municípios que compõem a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), o prefeito de Jundiaí e presidente da AUJ, Luiz Fernando Machado apresentou aos prefeitos e seus representantes, a proposta de criação do consórcio intermunicipal, na busca por alternativas para a qualificação da gestão de saúde. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí, “a alternativa do consórcio de saúde surge da necessidade de os municípios fortalecerem as ações de gestão e manutenção das atividades do Hospital São Vicente de Paulo e do Hospital Universitário, inclusive no que diz respeito ao fortalecimento da solicitação junto ao Governo do Estado de São Paulo para o credenciar o São Vicente no Programa Santa Casa Sustentável”.

Segurança – Jundiaí e Louveira já conta com o serviço de videomonitoramento, portanto, reconhece nesta ferramenta um meio importante para melhorar as condições de segurança. Por outro lado, a Emplasa (empresa do Governo do Estado) coordena discussões referentes a esta questão.

As Prefeituras da região, conforme informou a assessoria do Executivo de Jundiaí, pretendem pressionar o Governo de são Paulo a colocar em prática o projeto de videomonitoramento do AUJ. “A proposta apresentada à Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo de inclusão da demanda no orçamento de 2018 vai na direção de expandir esses serviços para todos os municípios do AUJ, a exemplo do projeto que foi desenvolvido e implantado na Região Metropolitana de Campinas”.

Reunião – Para dar continuidade ao desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) será realizada hoje (31), reunião no auditório do Paço Municipal de Jundiaí, às 9 horas, entre representantes dos sete municípios e a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (Emplasa). O PDUI será desenvolvido tendo como diretrizes principais ações integradas entre as cidades.

O encontro definirá datas para a realização de oficina e da abertura de grupos para discussão dos temas de interesse comum aos municípios: planejamento e uso de solo, transporte e sistema viários regionais, habitação, saneamento básico, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social. A nota divulgada pela assessoria de imprensa da Prefeitura não cita o tema ‘segurança pública’ entre os assuntos que serão debatidos com a Emplasa.

Colaboração: J. A.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL