Bem-estar # LENTE ESCLERAL: uma nova expectativa de vida - por Jeiane Costa*

02/09/2017 22:06
noticia Bem-estar # LENTE ESCLERAL: uma nova expectativa de vida - por Jeiane Costa*
noticia Bem-estar # LENTE ESCLERAL: uma nova expectativa de vida - por Jeiane Costa*
O Blog Meio às Palavras concedeu a entrevista para o Portal Olhar Dinâmico, confira:
 
 
Olá pessoas queridas!
 
Hoje trago a vocês um assunto um pouco diferente...
 
Sabemos que infelizmente na correria do dia-a-dia, acidentes acontecem e podemos ser vítimas desses contra-tempos (inclusive as crianças). Quem não tem um amigo ou parente que passou por um susto e em alguns casos foi preciso a intervenção médica para ajuda-lo no tratamento?
 
Quem já sofreu um acidente (independentemente da idade), sabe o quanto é dificil enfrentar os traumas - tanto físico quanto psicológico durante a recuperação - e dependendo do problema, apesar de todo o carinho e suporte da família, a situação pode tornar-se mais delicada ao ponto de se necessitar de apoio de profissionais.
 
Felizmente, nos nossos dias, a ciência aliada à tecnologia tem apresentado grandes inovações que podem trazer de volta a alto-estima e esperança para essas pessoas.
 
Hoje em especial gostaria de apresentar a vocês algumas informações sobre a  Lente escleral que é uma peça fundamental para quem perdeu a visão e gostaria de recuperar a estética perdida durante o trauma.
 
Provavelmente, a pergunta que está rondando sua mente seja "O que é uma Lente escleral?"
 
 
Lente Escleral é uma peça clínica adaptada em cima do globo ocular (olho) quando não há mais acuidade visual ou um desvio, ou seja, uma descentralização da pupila. A função da lente escleral é restituir o aspecto estético pela recuperação do volume orbitário, preservar a forma e o movimento das pálpebras e impedir a penetração de corpos estranhos na orbita, porém tem o processo de confecção diferente da prótese ocular que é utilizado quando não tem mais o bulbo (olho), porém, nunca um caso é igual ao outro, ou seja, uma peça é única para cada cliente.
 
A adaptação da lente escleral é muito parecida com a de uma lente de contato, ela é mais fina que uma prótese ocular e de fácil aceitação.
 
O profissional que trabalha com a lente escleral  é conhecido como Protético.
 
Durante minha ultima estadia na  cidade de São Paulo, tive a oportunidade de visitar um laboratório que fabrica esse material para diferentes usuários de todo o país. Fizemos uma pequena entrevista com o Sr. Moisés,  um profissional que trabalha nessa profissão há 40 anos e tivemos a honra de entrevista-lo e conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho. Segue uma pequena entrevista. Boa leitura!
 
 
Blog - Como o senhor iniciou essa carreira?
 
Moisés - Iniciei com 16 anos na empresa, mas primeiro eu era office boy. Com o passar do tempo me senti interessado em aprender sobre essa profissão de mexer com prótese ocular.
 
Blog - O que há de mais interessante nessa carreira?
 
Moisés - Trabalhar com pessoas. As singularidades de cada caso. Cada olho tem uma cavidade e formato diferente, os tons da íris são diferentes: tem olhos azuis, verdes, castanho. Cada dia que passa é um desafio e uma aprendizagem.
 
Blog - Quais são os desafios dessa profissão?
 
Moisés - A complexidade de alguns casos. No entanto, apesar dos desafios nós conseguimos acertar a lente da maneira mais parecida possível com o outro olho. Algumas pessoas tem mais dificuldades em aceitar o problema em relação a outras. No começo, quando os clientes se deparam com essa nova realidade é sempre mais difícil, no entanto, percebe-se que com o passar do tempo eles vão se adaptando e o uso dessa lente se torna algo natural no cotidiano como uma simples troca de roupa.
 
Blog - Os usuários dessa lente tem facilidade em encontrar a lente escleral ou é algo ainda desconhecido?
 
Moisés - É ainda algo desconhecido. O que leva muitas pessoas a procurarem outras alternativas como uma lente filtrante. Então chega o nosso papel de explicar a esse usuário que a lente escleral é melhor, se encaixa melhor no olho e com a autorização medica, efetuamos uma lente compatível.
 
 
Blog - O que diferencia a lente escleral das outras lentes?
 
Moisés - A lente escleral é uma peça mais fina como casca de ovo. Enquanto as outras próteses são bem grossas, usadas por pessoas que não possuem o olho, devido o atrofiamento do olho, perfuração e vazamento mais grave. A lente escleral é para quem tem quase o mesmo nivelamento e cavidade do olho. É usado para correção.  Ela é diferente da lente de contato por que a lente de contato é só uma capinha enquanto essa é completa. A lente escleral é pintada a córnea, na esclera colocado vasos. Ensinamos a pessoa a tirar e colocar a lente. É mais delicado.
 
 
Blog - A lente escleral traz nova expectativa para o usuário?
 
Moisés - Ah, Sim! A pessoa se sente bem melhor. Por que tem pessoas que como consequencia do problema, o olho fica bem baixo e a lente escleral já corrige, deixa o olho na altura certa e mais parecido com o olho saudável. 
 
Blog - Qual foi a historia mais interessante que o senhor acompanhou?
 
Moisés - Tem casos muito interessantes. Mas eu acompanhei o caso de uma cliente que queria uma lente com a cor diferente do olho. O olho dela era originalmente em tom castanho e ela quis uma lente pintada em tom mais claro, por que ela superou o trauma que ela sofrera. No dia seguinte, ela telefonou agradecendo, afirmando que fizera um sucesso na faculdade. Seus amigos adoraram o efeito da lente colorida. E a partir desse momento ela sempre solicita lentes assim.
 
 
Blog - O senhor tem uma mensagem para os usuários dessa lente?
 
 
Moisés - Sinta-se bem com a peça e se ela em algum momento de uso estiver incomodando, procure o profissional para fazer manutenção e deixar a estética sempre legal.
 
 
Agradecemos ao entrevistado e esperamos que esse pequeno artigo possa ajudar a esclarecer sobre essa temática ainda desconhecida e trazer esperança para quem precisa.
 
Se você gostou dessa postagem, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima.
Abraço, 
                                                                                                                        

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Jeiane Costa.

                                                                                                                                                                                                                                  jeianecosta.novel@outlook.com
www.meioaspalavras.blogspot.com.br
 
 
*Jeiane Costa: Brasileira, nascida em 28 de março de 1991, descobriu o amor às palavras ainda criança. Desde adolescente escrevia textos com pequenas narrativas apenas para diversão da família e amigos. Paralelo a isso, sempre buscou se expressar através da arte com desenhos que retratassem o ser humano e o meio no qual está inserido. Sempre almejou tornar-se romancista. Atualmente, colabora com o Portal Olhar Dinâmico através do projeto “Sobre o amor” onde apresenta contos e ilustrações que tratam à temática. Sonha em alcançar leitores adultos que ainda possuem no coração o romance juvenil.
 
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL