Educadores de Louveira participam de oficina do Programa “Ler é uma Viagem”

29/08/2017 14:19
noticia Educadores de Louveira participam de oficina do Programa “Ler é uma Viagem”
noticia Educadores de Louveira participam de oficina do Programa “Ler é uma Viagem”

Por PML

 

educadores_louveira_ccr.jpg 3Q5A5029.jpg 3Q5A5037-2.jpg

Educadores de Louveira e profissionais ligados à área de Educação participam nesta terça-feira, 29 de agosto, da oficina-performance “Dom Quixote Entre Cartas”, do Programa “Ler é uma Viagem”, atividade oferecida pelo Ministério da Cultura - por meio da Lei Rouanet -, CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, Instituto CCR e Prefeitura do município.

Durante praticamente três horas, os participantes terão a oportunidade de, a partir da leitura de textos em voz alta da segunda parte do livro “Engenhoso Cavaleiro Dom Quixote de La Mancha”, escrito por Miguel de Cervantes em 1616, mergulhar na experiência do autor espanhol e interagir com os personagens, por meio de diversas atividades lúdicas, como técnicas do jogo teatral, processos de mediação de leitura e escrita criativa, por exemplo.

A oficina-performance possui o objetivo de oferecer a educadores, artistas, mediadoras de leitura e interessados na formação leitora, a oportunidade de conhecer melhor o "espírito quixotesco", viajando pelos caminhos fantásticos da obra de Miguel de Cervantes, acompanhados da leitura em voz alta e música ao vivo, executadas por um elenco composto por arte-educador, atriz, músico e fotógrafa do Programa. A atividade também tem o intuito de inspirar práticas leitoras em escolas, bibliotecas e outros espaços culturais.

“Nessa oficina-performance, apresentamos a obra máxima de Miguel de Cervantes e contextualizamos os dois volumes que contam as aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança. Durante o encontro, convidamos a plateia a participar da leitura compartilhada de diversos trechos e encenar uma das suas aventuras. Após toda essa sensibilização, oferecemos vinte minutos para que cada pessoa escreva uma carta e para encerrar temos o livre compartilhamento dessas cartas. São três horas de convivência com a leitura e a escrita que transformam nossas práticas leitoras”, explica a atriz Élida Marques, idealizadora do Programa "Ler é uma Viagem".

Além de Louveira, as atividades já aconteceram em Francisco Morato, Cordeirópolis, Monte Mor e Itupeva, municípios sob influência das rodovias do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, administrado pela CCR AutoBAn dentro do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.

Ler é uma Viagem

O Ler é uma viagem é um programa de incentivo à leitura que, desde 2003, desenvolve sessões de leitura com música ao vivo para estimular o prazer da descoberta do texto entre crianças, jovens e adultos de todo o Brasil. Através de projetos temáticos patrocinados (Hans Christian Andersen, Guimarães Rosa, e agora, Dom Quixote), já realizou mais de 600 apresentações, atingiu mais de 7.000 professores e mais de 35.000 estudantes em escolas e bibliotecas públicas.

O Programa apresenta-se em diversos formatos, mas sempre pensados a partir do conceito intimista de uma sessão de leitura compartilhada entre, no máximo, 60 pessoas. "O projeto oferece um ambiente de imersão nos textos que estimula a escuta, a identificação, a criatividade e também possibilita que os professores compartilhem ferramentas pedagógicas para dar continuidade à experiência com os alunos depois, em sala de aula", explica a idealizadora do projeto Élida Marques. Neste ano o programa inaugurou uma Sala de Leituras em Itu/SP, cidade sede do Ler é Uma Viagem, desde 2009.

Serviço – Oficina Programa “Ler é uma Viagem” em Louveira
Data: terça-feira, 29 de agosto
Horários: 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h
Local: Escola Municipal José Odair Montelatto – rua Geraldo Burck, 611, Bairro Santo Antonio

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL