1º Semear Conhecimentos de Mairiporã será domingo, dia 20 de agosto

Encontro promoverá troca de mudas, sementes e saberes e educação ambiental.
14/08/2017 21:55
noticia 1º Semear Conhecimentos de Mairiporã será domingo, dia 20 de agosto
noticia 1º Semear Conhecimentos de Mairiporã será domingo, dia 20 de agosto

(à esquerda Vereador Doriedson, o Coordenador de Projetos da Secretaria do Meio Ambiente José Roberto Margonari, o Idealizador do Encontro Semear Conhecimento em Mairiporã Sérgio Foguel e o Assessor Político Rogério Matusalem)   

A Semear Conhecimentos em parceria com a Prefeitura Municipal de Mairiporã e o apoio da Rede Sustentabilidade irão promover no próximo domingo, dia 20 de agosto, o 1º Encontro Semear Conhecimentos de Mairiporã. O evento será realizado na Avenida Leonor de Oliveira, em frente à Biblioteca Municipal de Mairiporã.

 

(ao centro o Secretário do Meio Ambiente de Mairiporã Rafael Tostes)

Durante o evento serão realizadas 2 ações: Sendo uma a feira de produtores locais com artesanato, produtos orgânicos e naturais. E a outra ação a ser realizada será a permacultura que permitirá a troca de conhecimentos sobre plantio, agroecologia, e assuntos relacionados.

Confira a Programação para o 1º Semear Conhecimentos de Mairiporã

 

10:00 -  Abertura da feira de trocas de mudas e sementes e bate papo com troca de conhecimentos sobre plantio, agroecologia, permacultura e assuntos relacionados que ocorrerão durante todo evento.

 

10:15 -  Exercício de Relaxamento (Yoga) com a professora Mariana Terra da Yoga Bhakti Dham.  

 

10:30 - Oficina Alimentação Probiótica: “Cultivando nossas florestas internas”

A oficina propõe uma apresentação geral sobre alimentos probióticos e seus benefícios para o organismo humano, bem como instruções básicas do cultivo doméstico de colônias probióticas, para a produção caseira deste tipo de alimento.

Casa Terran - A Casa Terran Holística promove a interação consciente do ser humano com o ambiente, através da culinária artesanal e holística.

Facilitadora: Mayra Correia

 

11:00 - Atividades para crianças. Teatro "Bichinhos da Horta" com a Equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Mairiporã.

 

11:15 - Contação de histórias com a arte educadora Kallu da Rede EcoMairipa.

 

12:00 - Exercício lúdico de reconhecimento e preservação das plantas medicinais com a arte educadora Diva da Rede EcoMairipa. 

 

12:00 - Oficina de compostagem doméstica 

 A compostagem doméstica ou compostagem caseira é um processo que transforma resíduos orgânicos em adubo de qualidade para hortas e qualquer tipo de cultivo. Que tal deixar sua casa mais ecológica, contribuir para a preservação do planeta, reduzir seu lixo, aproveitar integralmente os alimentos e ainda produzir adubo orgânico da melhor qualidade? Isso tudo é possível com a compostagem doméstica, uma opção para os resíduos orgânicos, que representam mais da metade do lixo que produzimos.

A oficina propõem mostrar os caminhos em uma linguagem simples e objetiva como fazer a compostagem dos resíduos orgânicos.

Facilitador: André Manoel do Coletivo Dente de leão

O projeto Coletivo Dente de leão busca desenvolver conceitos sobre agricultura urbana, permacultura, alimentação saudável e transformação urbana.

 

13:00 - Passeio pelo parque para reconhecimento de Panc´s (plantas alimentícias não convencionais)

As Pancs nada mais são do que plantas alimentícias não convencionais. Fazem parte das Pancs plantas que nós não consumimos como forma de alimento simplesmente por falta de costume ou de conhecimento. Contribui também o fato de elas não serem facilmente encontradas em mercados e geralmente serem consideradas "mato", "ervas daninhas" ou "invasoras" por crescerem espontaneamente junto com plantas que cultivamos. Jogando-as fora, estamos perdendo a oportunidade de consumir alimentos com um alto valor nutricional por falta de informação.

Será realiza um passeio pelo Parque Linear para reconhecimento das PANCS que existem no local e ao final do passeio um bate papo com mais explicações sobre o assunto.

Facilitadora: Regina Yassoe Fukuhara - já fez cursos de panc com Valdely Kinupp, Neide Rigo e Guilherme Ranieri.

Realizou oficinas de panc no Sesc Osasco, Sesc Pinheiros, na Horta das Corujas e Horta da Saúde, no Sítio Bioevoluir em Igaratá, na Chácara Amorada em Mairiporã entre outros. Regina escreve o blog Sabores do ato http://saboresdomato.blogspot.com.br/

 

13:30 - Apresentação das Abelhas Nativas sem Ferrão

Apresentação das abelhas nativas sem ferrão e sua importância para o meio ambiente. Demonstração de caixas com enxames de diversas espécies de abelhas nativas e também a apresentação das ações do SOS abelhas sem ferrão no resgate de enxames em locais de risco alocando as colméias para locais seguros.

Entidade destinada a preservação das abelhas nativas do Brasil, em especial as sem ferrão. Suas principais áreas de atuação são a educação ambiental, o resgate de enxames em risco e a divulgação de informações necessárias para a sua proteção.

Prêmios 500 Melhores Iniciativas Verdes da América Latina 50 Melhores Iniciativas de Biodiversidade e Fauna da América Latina - Prêmio América Latina Verde -2016

Facilitador: Gerson Pinheiro

 

14:00 - Bate papo sobre Bioconstrução com Glauco Murta da Chácara Amorada.

 

16:00 - Fechamento com apresentação musical com Ricardo Massonetto. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL