Como parar de roer unhas? Inventor brasileiro desenvolve protetor de unhas para quem tem Onicofagia

Solução ajuda a deixar as unhas de roedores no tamanho desejado e incentiva mudança de comportamento
13/08/2017 20:05
noticia Como parar de roer unhas? Inventor brasileiro desenvolve protetor de unhas para quem tem Onicofagia
noticia Como parar de roer unhas? Inventor brasileiro desenvolve protetor de unhas para quem tem Onicofagia

Roer as unhas – muitas vezes compulsivamente até se machucar –  é uma atitude muito observada na população, desde crianças até pessoas de idade avançada. Estimativas apontam que 19% a 45% rói as unhas numa intensidade e frequência potencialmente prejudiciais.

O hábito, com o passar dos anos, se transforma em dependência, momento em que dificilmente se consegue inibi-lo, a não ser por meio de terapias e uso de medicamentos com resultados limitados e efeitos colaterais. 

Pensando nisso, o inventor Paulo Gannam, um roedor de unhas desde criança, concebeu um “Protetor de Unhas para Portadores de Onicofagia”. Trata-se de uma película que reveste as unhas do usuário de forma elegante e discreta, sem causar desconforto, pois cobrem apenas as unhas sem incomodar o tato, e poderia ser usado por homens, mulheres e crianças.

Atualmente, há um tipo de “esmalte” que, por ter gosto ruim, diminuiria a vontade de roer unhas. Mas, de acordo com o inventor, há pessoas que roem as unhas do mesmo jeito, pois o gosto ruim não seria motivo suficiente para eliminar a atitude.

O diferencial estaria em oferecer um lembrete constante para a pessoa que começou a sentir necessidade de mudar. “Se o processo já se tornou compulsivo, não será o gosto ruim das unhas que resolverá. Esta abordagem é tão ineficaz quanto piorar o gosto da cerveja para um alcoólatra”, avalia Gannam.

Alguns modelos do invento se propõem a possuir um sistema de pressão sobre a região desejada, com furinhos para permitir maior possibilidade de transpiração. Outros teriam uma base circular de pressão para que o restante do tecido que cobre as unhas fosse mais suave, evitando desconfortos numa região maior dos dedos.

Para o inventor, o protetor de unhas inibe um hábito autodestrutivo e incentiva a pessoa a começar a identificar quais sentimentos estão envolvidos no momento em que ela deseja roer as unhas automaticamente.

“Você pode me dizer: Mas basta tirar o protetor e fazer a festa com as unhas, detoná-las. É verdade, mas este protetor é direcionado mais ao público que está atravessando um momento de dor e forte desejo de encontrar uma forma de parar de roer. Esta é uma forma de ajudar o usuário a manter o compromisso com a mudança de comportamento e uma forma de as mamães darem a seus filhos a oportunidade de impedir que o hábito evolua para uma dependência”, explica.

Gannam informa já ter amostras de seu produto feitas em látex de borracha, mas explica que o produto final talvez deva ser feito de outros materiais: “Fiz os primeiros modelos em látex de borracha, o mesmo usado na fabricação de luvas cirúrgicas. Depois confeccionei artisticamente as peças de látex com tinta acrílica para tecido à base de água que melhor aderiu ao material, mas dá para fazer com poliuretano também”.

Parceria – O inventor procura por empresas capazes de investir no projeto, como fabricantes de artefatos elastômeros, para fabricar e comercializar o produto, seja para o consumidor final, seja para fornecer o produto a empresas do setor de cosméticos, moda, artesanato, farmacêutico, no modelo B2B.

 

Aqui você encontra um vídeo bem legal em que o inventor fala de seu produto:

https://www.youtube.com/watch?v=N6E4TPRXlzM

 

Outras invenções de Gannam

https://paulogannam.wordpress.com/

 

Contatos

Email: pgannam@yahoo.com.br

Linkedin: https://www.linkedin.com/pub/paulo-gannam/51/1b0/89b

Facebook: https://www.facebook.com/paulogannam.inventionsseekinvestors

Google+: https://plus.google.com/+PauloGannaminven%C3%A7%C3%B5es

Twitter: https://twitter.com/paulogannam  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL