Cidadãos sugerem ao Senado fim do voto eletrônico

10/08/2017 23:26
noticia Cidadãos sugerem ao Senado fim do voto eletrônico
noticia Cidadãos sugerem ao Senado fim do voto eletrônico

Por Ricardo Vaz

Oito sugestões de lei enviadas para o Senado Federal por meio do Portal e-Cidadania aguardam envio à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que é a responsável, em primeira instância, por analisar as ideias legislativas propostas pelos cidadãos.

Entre elas, duas referem-se ao sistema eleitoral: Voto em cédulas de papel e urnas de lona para eleição de 2018, enviado por Claudio Tonelli do Paraná, e Todos contra a derrubada do voto impresso, enviado por Beatriz Boppre Laurindo, de São Paulo.

Os autores das ideias, que receberam mais de 20 mil apoios populares necessários para que sejam debatidas pela casa, acreditam que essa seja a única forma de evitar fraudes no sistema eleitoral brasileiro: “A sociedade cobra um sistema eleitoral que possa ser auditado, principalmente com recontagem, caso haja algum tipo de dúvida”, escreve Claudio.

Outras ideias também aguardam envio para a CDH: Piso Salarial MédicoPoliciais militares e civis não descontarem IR em seus salários, serem isentosProibição de Submissão de Criança ao Aprendizado Sobre SexualidadeReduzir os impostos das peças de informática (hardware)Desconto de 30% na compra de automóveis por professores; e Proibição da cobrança de impostos.

Qualquer pessoa pode participar das atividades legislativas do Senado Federal pelo Portal e-Cidadania, enviando sugestões de ideias legislativas, perguntas e comentários nos eventos interativos, além de poder votar nos projetos de iniciativa dos Senadores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL