Professor de História da Unifesp ministrará (dia 19) a Palestra: Museus comunitários - construindo histórias no Museu do Jaçanã em SP

09/08/2017 18:46
noticia Professor de História da Unifesp ministrará (dia 19) a Palestra: Museus comunitários - construindo histórias no Museu do Jaçanã em SP
noticia Professor de História da Unifesp ministrará (dia 19) a Palestra: Museus comunitários - construindo histórias no Museu do Jaçanã em SP

Os museus fazem parte de um ambiente no qual as ações e interesses de preservação do vivido de grupos sociais e indivíduos estão em voga.

Vivemos um contexto social no qual a disputa pelo passado e a inscrição de territórios de memória na paisagem – como é o caso dos museus comunitários – tornaram-se uma das características do presente.

Decodificar essa vaga patrimonial, da qual os museus são uma de suas expressões, potencialmente abrirá caminhos para compreendermos as novas relações que nosso presente constrói sobre o pretérito e as formas de construção da história, suas intencionalidades e necessidades contidas nesses espaços de ressignificação do passado.

O Palestrante Odair da Cruz Paiva é professor do Departamento de História da Unifesp, onde ministra a disciplina “História, Cultura Material e Museus” no programa de pós-graduação.

Foi conselheiro do Condephaat de 2008 a 2010 e membro do Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre o Patrimônio Cultural do Café do Iphan de 2011 a 2013.

Data – 19 de agosto (sábado)

Horário – 14h

Duração – 1 hora

Faça sua inscrição, vagas limitadas!

Local: Museu Memória do Jaçanã

Endereço: Av. Benjamim Pereira, 1021 - Jaçanã - São Paulo
Contato: (11) 97950-3048 Cláudia - Presidente do Museu do Jaçanã. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL