Dra. Sonia Casarin psicóloga especialista em síndrome de Down e Inclusão Social

05/08/2017 23:25
noticia Dra. Sonia Casarin psicóloga especialista em síndrome de Down e Inclusão Social
noticia Dra. Sonia Casarin psicóloga especialista em síndrome de Down e Inclusão Social

Por Dra. Sonia Casarin

Com foco na síndrome de Down pretendemos desmistificar a questão de deficiência intelectual e mostrar que é possível incluir pessoas que tem essa síndrome para que elas possam efetivamente participar da sociedade melhorando sua qualidade de vida.

Quando a começamos a conviver com pessoas com síndrome de Down modificamos nosso modo de nos relacionar. A comunicação se torna mais adequada e acessível. Passamos a perceber com mais detalhes coisas que não percebíamos, passamos a considerar de maneira mais cuidadosa e empática os desejos, as necessidades e os afetos do próximo. Assim, a convivência com a pessoa que tem a síndrome favorece nossa evolução e nosso desenvolvimento.  

Meu objetivo no Portal Olhar Dinâmico é apresentar informações que contribuam para a melhor compreensão da síndrome de Down e da deficiência intelectual (que é uma das características dessa síndrome) e, com essa compreensão favorecer a inclusão das pessoas que tem a síndrome em nossa sociedade com pleno exercício da cidadania.

*SONIA CASARIN – Uma das maiores autoridades na psicologia no país quando o assunto é Síndrome de Down. Psicóloga, doutora em Psicologia pela PUC-SP; pós-doutora em Psicologia Educacional do Centro Universitário UNIFIEO (2015), coordenadora do Instituto de Estudos Psicológicos, responsável pelo S.O.S.Down. Durante 15 anos foi coordenadora técnica do Projeto Down-Centro de Informação e Pesquisa da Síndrome de Down; foi professora de cursos de Pós-graduação em Educação Inclusiva no Instituto Superior de Educação Vera Cruz; foi responsável pelo blog sobre Inclusão da Editora Ática. Foi responsável pelo Núcleo de Pesquisa do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural; Participou do Programa Scholas Ocorrentes em Buenos Aires; Mediadora do PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental e autora do livro “Talento e deficiência – como incluir alunos com diferentes tipos de inteligência”, publicado pela Editora Ática.

Contatos: Telefone: (11) 97078-9813 / E-mail: scasarin@uol.com.br 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL