EM MG: GERP E SECRETARIA DE AGRICULTURA DE POTÉ REALIZAM PRIMEIRO ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES RURAIS

04/08/2017 23:37
noticia EM MG: GERP E SECRETARIA DE AGRICULTURA DE POTÉ REALIZAM PRIMEIRO ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES RURAIS
noticia EM MG: GERP E SECRETARIA DE AGRICULTURA DE POTÉ REALIZAM PRIMEIRO ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES RURAIS

No último sábado (dia 29 de julho), foi realizado no salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poté, o PRIMEIRO ENCONTRO GERP DAS ASSOCIAÇÕES RURAIS EM POTÉ, com o tema: O Papel das Associações no Desenvolvimento Rural Sustentável. O evento foi organizado pelo – Instituto Social Geraldo Rodrigues Pêgo, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Poté. 

Os palestrantes foram: a Presidente do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais das cidades de Betim e São Joaquim de Bicas- MG Drª. Julia dos Anjos Pêgo, o Assessor de Governo Jorge Arcanjo e a Consultora da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário Dra. Carla Carvalho.

Além do tema do encontro Drª. Julia falou sobre Cooperativismo.

Já a responsável pela implementação do Rural Sustentável Estela Boscov e engenheira ambiental do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), falou sobre o projeto financiado pelo Fundo Internacional para o Clima (International Climate Fund - ICF) do Ministério da Agricultura, da Alimentação, da Pesca e dos Assuntos Rurais do Governo Britânico (DEFRA), e tem como beneficiário o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Estiveram presentes no encontro: o Monitor de Campo do Rural Sustentável Chanderson Ernani, o Presidente da Associação das Empregadas e Empregados Domésticos de Minas Gerais Marcos Vilas, Marcos Antônio APA do Alto Mucuri, o Presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado de Minas Gerais Ely Avelino.

Também marcaram presença, representantes da Associação Comunitária de Santa Luzia, Associação dos Moradores de Baixinha, Associação dos pequenos Produtores da Usina, Associação dos Pequenos Produtores de Nossa Senhora das Graças, Associação Apícola do Alto Mucuri, Associação do Córrego Quarta feira, Associação Comunidade da Igrejinha, Associação do Pequeno Produtor Ribeirão Água Limpa, Associação de Pequenos Produtores Rurais de Penedo, Representante do Conselho Comunitário de Desenvolvimento de Sucanga Ildete Ramos Walquer, Presidente do CMDRS de Poté Suely Sampaio, o Vereador de Poté Fernando de Oliveira Santos, o Secretário de Agricultura de Poté Oldemar Rodrigues de Souza (Mazinho), o Assessor do Governador de Minas Gerais Charles Timóteo, o Diretor de Cultura e Turismo de Poté Eduardo Santos (DÚ), a Coordenadora da Educação Junéia Sampaio, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poté Miguel Silva Cardoso.

O prefeito Nego Sampaio, o Secretário de Agricultura Mazinho e a Fundadora do GERP Fátima Pêgo, afirmaram que o encontro  foi produtivo e atingiu seu objetivo junto às associações, e os produtores rurais que saíram com novo ânimo, prontos para o recomeço.

Fátima explica que em parceria com a Secretaria de Agricultura e a Prefeitura Municipal, o GERP – Instituto Social Geraldo Rodrigues Pêgo, está com um trabalho voltado ao pequeno produtor e terá como meta implementar projetos que irão fomentar a agricultura familiar, trazendo de volta o homem ao campo para a produção de alimentos.

Na década de 80, a cidade de Poté-MG havia 15.667 habitantes, sendo que 68% dos habitantes residiam na zona rural. Atualmente, a cidade tem 17.000 habitantes e 70% dos habitantes residem na zona urbana.

Com a diminuição da população rural, consequentemente Poté deixou de produzir seus alimentos, e 90% dos produtos que chegam à mesa do consumidor morador vem do CEAGESP. São comercializados nos supermercados e até mesmo em feiras aos sábados no mercado municipal.

Por isso, para que Poté volte a produzir, o prefeito e o GERP apostam em projetos que beneficiarão a mulher do campo, o jovem e a agricultura familiar.

"O primeiro passo para que estes projetos sejam implementados é  a restruturação das Associações Rurais, pois as mesmas são de grande importância para o desenvolvimento rural e amparo às famílias de pequenos agricultores", esclarece a fundadora do GERP.

Hoje o município conta com um CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural atuante que se reúne toda primeira quarta-feira do mês.

E as demandas levantadas nas reuniões ajudam e muito na elaboração dos projetos que visam melhorar a vida do homem do campo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL