Cuidados simples evitam micose nas unhas dos pés

31/07/2017 21:12
noticia Cuidados simples evitam micose nas unhas dos pés
noticia Cuidados simples evitam micose nas unhas dos pés

Sapato fechado, banho quente e demorado, meias que não absorvem o suor podem levar ao aparecimento de micose nas unhas dos pés. O "abafamento" torna os pés mais suscetíveis.

 

A micose é o nome dado à infecção por fungos que atinge as unhas. Pode ter alteração na coloração, descolamento ou espessamento. Ficam mais grossas, com aspecto envelhecido, quebradiças, deformadas, esbranquiçadas, amareladas ou escuras.

Segundo a enfermeira estomaterapeuta Suely Thuler, diretora da Stay Care, clínica especialista em pés, feridas, estomias e incontinências, "além do desconforto estético, as unhas comprometidas podem ocasionar lesões em pessoas com diabetes e com insuficiência vascular, fator de risco para amputação de membros inferiores".

 

O tratamento não é complicado nem doloroso e pode ser feito em clínicas. Geralmente, o método convencional, que utiliza medicamentos orais e tópicos, demora entre 6 e 8 meses. Nos casos mais avançados pode demorar um ano ou mais até a cura completa.

 

Estudos mostram a eficácia da Terapia Fotodinâmica, o uso de laser, no tratamento da micose. O laser, combinado com um corante fotossensível elimina os fungos e atua como acelerador no crescimento da unha saudável. "Esse tratamento, em comparação com os convencionais apresenta resultados satisfatórios, sem efeitos colaterais", diz Suely.

 

O número de sessões depende de cada caso, podendo ser mais demorado quando a unha está muito comprometida.

 

Para evitar micose nas unhas dos pés, é recomendável colocar os sapatos para arejar depois de usá-los; após o banho secar bem entre os dedos dos pés, utilizando toalha seca ou papel toalha; não usar o mesmo sapato dois dias seguidos; usar meias de algodão e não de nylon.

 

Sobre a Stay Care:

A excelência do cuidar faz a Stay Care prestar serviços e ter equipamentos especializados para tratar pessoas com feridas agudas e crônicas, alterações ou lesões nos pés e unhas e incontinências. Sempre focada na prevenção, educação para o autocuidado e melhoria da qualidade de vida.

http://www.staycare.com.br/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL