Como voltar à boa forma após o parto? Dicas do Dr. Danilo Zanardo Chammas

31/07/2017 20:56
noticia Como voltar à boa forma após o parto? Dicas do Dr. Danilo Zanardo Chammas
noticia Como voltar à boa forma após o parto? Dicas do Dr. Danilo Zanardo Chammas

Uma gravidez é sempre uma boa nova, anuncia a chegada de uma vida, e com toda força que isso representa, é inevitável que a gestante alcance quilinhos a mais. O que fazer quando nas revistas e novelas as atrizes que acabaram de ter nenê aparecem lindas e esbeltas, enquanto para muitas mulheres na mesma condição, isso passa a ser um problema de ganho excessivo de peso, seios flácidos, estrias e sobra de pele na barriga. Qual o melhor momento e quem podem passar por um procedimento cirúrgico para voltar à boa forma?

O cirurgião plástico Danilo Zanardo Chammas explica quando é hora de buscar uma intervenção cirúrgica.

 

Portal Olhar Dinâmico - Quando elas podem fazer a abdominoplastia, e colocar a prótese de silicone, após o parto?

 

Dr. Danilo Chammas - Não existe uma regra na literatura que oriente quanto tempo devemos aguardar após o parto, mas geralmente aguarda-se 6 meses a 1 ano para realizar abdominoplastia, que é um tempo médio para regredir as alterações promovidas pela gestação ao corpo materno e, consequentemente, retornar ao peso que estava antes do parto.

Quanto às próteses de mama, sempre orientamos aguardar em torno de 3 a 6 meses após o término da amamentação, pois as mamas sofrem bastante alterações após amamentar, principalmente, com "quedas" (prótese mamária); o tempo é necessário para se fazer uma boa avaliação e saber se apenas a prótese será necessária para "levantar" as mamas ou se será preciso "retirar um pouco de pele", além da colocação de próteses.

 

Portal Olhar Dinâmico - Existe alguma chance de realizar junto com o parto?

Chammas - Realizar procedimento estético juntamente com o parto não é indicado por alguns motivos: o corpo materno ainda apresenta o ganho de peso da gravidez além das alterações da gestação, perdendo o parâmetro do que era o corpo da mulher antes da gestação; a paciente não conseguirá manter o repouso necessário para um bom resultado estético final já que o bebê demandará de esforço materno; há risco maior de infecção do sítio cirúrgico por adicionar procedimentos.

 

Portal Olhar Dinâmico - Quais os cuidados posteriores e como fazer com o bebê que vai querer colo e mamar, é preciso muito tempo de repouso?

Chammas – Justamente pelo fato do bebê querer colo, e pelo período de amamentação seria contraindicado este procedimento estético logo após o parto. O ideal é sempre aguardar de 6 meses a 1 ano. Tempo esse em que o bebê já não demandará tanto tempo da mãe, como nos primeiros seis meses de vida. Em geral, o tempo de repouso seria em torno de 15 a 30 dias para cirurgia estética.

Portal Olhar Dinâmico - Enfim, dê algumas dicas para que elas possam recuperar a forma o mais rápido possível a exemplo do que acontece com muitas artistas que em alguns dias já estão postando fotos sem qualquer resquício da gravidez.

Chammas - Temos que ter cuidado com as fotos e matérias que vemos nas revistas sobre as artistas que acabam de ter seus bebês. Muitas destas fotos sofrem alterações no computador, para que as mesmas pareçam mais magras e com os corpos semelhantes ao que estavam antes da gestação em pouco tempo. Mas, não existe milagre! A dica geral é que se mantenha a amamentação e uma dieta equilibrada, por pelo menos 6 meses. Logo depois a paciente poderá consultar o seu cirurgião plástico para que ele avalie se há, ou não, a indicação do melhor procedimento a ser realizado.

Dr. Danilo Zanardo Chammas

Cirurgião Plástico

@drdanilochammas 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL