Djair Presidente de Associação e grande líder Comunitário acompanha obras do Coletor-tronco na Zona Norte de SP

30/07/2017 13:05
noticia Djair Presidente de Associação e grande líder Comunitário acompanha obras do Coletor-tronco na Zona Norte de SP
noticia Djair Presidente de Associação e grande líder Comunitário acompanha obras do Coletor-tronco na Zona Norte de SP

Por Djair de Jesus

Dia 25 de julho, (terça-feira) estive acompanhando na Vila Mazzei, Zona Norte de São Paulo, a obra do coletor tronco em nossa Região, juntamente com a gerenciadora de controle e medição de obra Gabrieli da Sabesp. 

O total já feito do coletor são 58 km com previsão de entrega da obra toda para 2018. 

Saiba mais sobre o projeto: 

O governo do Estado de São Paulo autorizou o início de novas obras de coleta e tratamento de esgoto em seis cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Além da capital, serão contempladas Arujá, Barueri, Itaquaquecetuba, São Bernardo do Campo e Suzano.

As novas obras vão beneficiar 3,5 milhões de moradores com esgoto coletado e tratado. O investimento de R$ 756 milhões contribuirá para despoluir o Tietê e seus afluentes, como os rios Pinheiros, em São Paulo, e Tamanduateí, em São Bernardo; e os córregos Baquirivu (Arujá); Cabuçu de Cima e Oratório (capital); Perová (Itaquaquecetuba) e Vila São José (Barueri).


O pacote faz parte das ações da Sabesp para despoluir o Tietê e os demais rios e córregos da Grande São Paulo. São 564 intervenções em andamento, espalhadas por 27 cidades. As obras incluem a construção ou ampliação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), instalação de novas tubulações de grande porte (interceptores e coletores-tronco), aumento das redes coletoras nos bairros e novas ligações domiciliares. Com isso, o esgoto gerado nas casas, prédios, comércio e indústria é encaminhado até o tratamento, sendo devolvido despoluído à natureza.

A meta do Governo do Estado e da Sabesp é garantir, até o final da década, água potável, coleta e tratamento de esgoto nas cidades atendidas. Com investimentos do Projeto Tietê e de programas como Vida Nova/Mananciais e Córrego Limpo, a companhia instala toda a infraestrutura para coletar e transportar o esgoto das áreas regulares até as estações de tratamento. Entre 2011 e 2015 estão sendo aplicados US$ 2 bilhões.


Outra iniciativa do Governo do Estado e da Sabesp é o Programa Se Liga na Rede. A iniciativa faz, de graça, obras dentro dos imóveis das famílias de baixa renda, permitindo que as casas sejam ligadas à rede de esgoto. Até 2014, mais de 40 mil moradias serão conectadas à rede. Todo o projeto prevê 192 mil ligações, beneficiando 800 mil pessoas no Estado e ampliando o resultado dos investimentos bilionários em andamento, já que mais esgoto será enviado para tratamento.

Compromisso de todos nós


As obras de infraestrutura de saneamento básico tiveram início em 1995, com o Projeto Tietê, e estarão concluídas em 25 anos (a despoluição do rio Tâmisa, na Inglaterra, levou 100 anos e a do rio Sena, na França, 70 anos; o Potomac, em Washington, EUA, levará mais de 150 anos). A mancha de poluição do rio Tietê recuou 160 km, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica. Se antes chegava a Barra Bonita (260 km da capital), hoje está em Salto (100 km de SP). Cidades como Porto Feliz, Tietê, Anhembi e Barra Bonita voltaram a ter lazer, pesca e turismo no rio.

São Paulo: 

Na capital, serão instalados novos coletores-tronco na zona norte (Jaçanã, Parada Inglesa, Tremembé, Tucuruvi, Vila Mazzei, Vila Gustavo e Vila Medeiros) e na zona sul (Jardim Celeste, Jardim Santa Emília, Parque Bristol e Vila Liviero). Além disso, haverá reforço nas redes coletoras e novas ligações residenciais de esgoto nas regiões do Ipiranga, Jardins, Mooca e São Mateus.

Dados: Portal Sabesp

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL