Brasileiro desenvolve solução para adoradores de roda e para quem quer manter o veículo em perfeito estado

Com possibilidade de ser incorporado em veículos elétricos, produto funciona como um tipo de park assist que facilita encostamento e estacionamento
24/07/2017 22:35
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Por Paulo Gannam 

Não tem coisa pior do que você instalar aquela roda de liga leve novinha ou comprar um carro 0 km da concessionária e, de bobeira, chocar as rodas dianteiras ou traseiras na calçada não é mesmo? Tão desagradável quanto, é você aguentar as gozações dos outros que estão contigo no carro e ouvir aquele estrondo, quando a roda se choca na calçada. Daí vem aquele frio na barriga e todas as atenções do pessoal que passa por perto se voltam para você…

Exemplo de quando uma roda é arranhada na calçada sem o uso de marcha-ré. Os “Park Assist” tradicionais não resolvem esse problema.

Ou então você é aquela pessoa boa de manobras, então cai a noite junto com uma chuva forte. Seus vidros e retrovisores embaçam e molham rapidamente, dificultando o encostamento/estacionamento – ninguém merece!

Você até pode ter investido num retrovisor tilt down, cujo preço hoje varia de R$ 300 a R$ 1.000, de acordo com o modelo. Mas ele não resolve quando você bate as rodas dianteiras na calçada na hora de encostar seu veículo.

E talvez você não queira fazer um tremendo investimento, ou tenha condições de adquirir “carros-robôs”, melhor dizendo, aqueles que vem com sistemas complexos de sensoriamento como o Park Assist e o Intellisafe que você usa 2 vezes, uma para experimentar, outra para mostrar para o seu cunhado, e nos quais o processo de leitura dos sensores e acionamento dos movimentos é demasiadamente lento e irritante.  Daí um motorista cola na sua traseira, começa a buzinar irritado com sua demora para estacionar numa simples vaga.

Exemplo ilustrando os sensores em funcionamento, cada qual o mais próximo de uma das rodas do veículo.

E o pior: quando diante de vagas mais difíceis, alguns destes sistemas complexos não funcionam bem, estacionam o carro de forma errada! Você paga os olhos da cara por algo sem eficiência!

Pensando ajudar nessas situações, o inventor Paulo Gannam desenvolveu um “Sensor lateral de estacionamento para proteger pneus, rodas e calotas junto ao meio-fio”.  

 

Para o inventor, que já dispõe da prova de conceito do produto feita em PIC e em Arduino, o principal benefício do produto é o fato de ser mais acessível e atingir um público mais amplo, seja pessoas de menor poder aquisitivo, seja aquelas de maior poder aquisitivo que não tem interesse em gastar horrores com produtos de assistência abarrotados de sensores e/ou câmeras e seus softwares: os chamados ADAS (Advanced Driver Assistance Systems).

Gannam mostra as duas provas de conceito já desenvolvidas, uma em PIC e a outra em Arduino.

O invento permite o conhecimento antecipado e preciso de uma distância segura entre pneus/rodas e o meio-fio, proporcionando maior tranquilidade ao motorista, com uma margem de segurança ao estacionar o carro, eliminando aquele desgaste nos pneus e nas rodas por meio de arranhões, rupturas, manchas, etc.

“Este projeto agrega diversas vantagens, entre elas: praticidade, facilidade, tranquilidade e maior segurança àquelas pessoas que gostam de proteger seus carros o máximo possível, mantendo seu veículo sempre valorizado e bonito. Ele é um salvador de rodas e um assistente de estacionamento, só que muito mais barato!”, afirma Gannam.

 Aqui você encontra vídeos em que o inventor explica no que  seu produto se diferencia da concorrência e demonstra o funcionamento dos PMV:

https://www.youtube.com/watch?v=mOBZNhIKrhU

https://www.youtube.com/watch?v=QWglc2EApsk

 

Parceria – O produto já tem patente depositada no INPI e o inventor busca obter parceria com fabricantes, montadoras ou sistemistas, para realizar testes, industrializar e lançar o produto no mercado.

 

 

As atuais invenções de Gannam

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