II feira de Sustentabilidade marca o Dia Mundial do Meio Ambiente

10/06/2017 17:44
noticia II feira de Sustentabilidade marca o Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Amanda Sousa

A Estação Ferroviária foi palco, na manhã da última segunda-feira (5), de mais uma edição da Feira de Sustentabilidade, promovida pela Secretaria de Gestão Ambiental. O evento marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente, que teve como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Com a presença de escolas, autoridades e expositores de alimentos orgânicos, a feira foi mais um meio de mostrar para os munícipes todas as ações ambientais realizadas na cidade. As crianças puderam participar de uma oficina de montagem de vasos com temperos, como salsa, coentro e cebolinha e, ainda, ver como funciona o artesanato sustentável.

O aluno do 4º ano da EMEF Cônego Luiz Gonzaga Biasi, Luiz Felipe Reis Pimenta, 10, participou da oficina de plantio de tempero e está levando para casa um pé de cebolinha. "Vou cuidar muito bem para que cresça. Gostei muito de poder participar desta feira." Luiz Felipe também enfatiza a importância de reciclar. "Em casa nós temos um depósito para lixo orgânico e outro para lixo reciclável."

Já Maria Clara Luciana da Silva, 9, aluna do 3º ano quis plantar coentro. "Adorei poder aprender como fazer um plantio e aqui na feira, além disso, vi bastante coisa legal, como artesanato. Acho que essas ações são importantes para conscientizar todos."

Lançamento do Programa EcoEscola

Desde 2014 a Secretaria de Gestão Ambiental trabalha em parceria com a Secretaria de Educação por conta do programa de educação ambiental, realizado com os alunos da rede municipal de ensino. Pensando em criar uma identidade para este programa, as duas secretarias aproveitaram a feira de sustentabilidade para lançar o concurso que vai dar cara para o EcoEscola.

O concurso é voltado para os alunos do 4º ano da rede, será desenvolvido durante as aulas de arte. Cada aluno deverá criar um desenho que representará a educação ambiental da cidade. O professor da disciplina selecionará o melhor de cada sala de aula. Uma comissão formada por servidores da Educação e Gestão Ambiental serão responsáveis por escolher o desenho vencedor. Todos os alunos que forem selecionados serão premiados com passeio para o ZooParque de Itatiba e, além disso, receberão medalhas e certificados.

Selo Verde

Outro programa da Prefeitura que vem dando resultado e contribuindo para o meio ambiente é o Selo Verde. O objetivo é incentivar os empreendimentos para que adotem medidas sustentáveis e contribuam para a preservação do meio ambiente. Durante a II Feira de Sustentabilidade, duas empresas do município foram contempladas com o Selo Verde.

 

Plantio de árvore

Ainda dentro do cronograma de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Gestão Ambiental realiza, durante toda esta semana, o plantio de mais de 300 mudas de árvores, sendo 120 no Monterrey e 200 no Conjunto Habitacional Popular IV, no bairro Santo Antônio. Para dar o pontapé inicial na ação, o prefeito Junior Finamore fez questão de plantar uma das mudas no Popular IV.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL