FINANCIAR OU ALUGAR - QUAL É A MELHOR OPÇÃO?

18/07/2017 21:48
noticia FINANCIAR OU ALUGAR - QUAL É A MELHOR OPÇÃO?
noticia FINANCIAR OU ALUGAR - QUAL É A MELHOR OPÇÃO?

 

Por Dra. Margaret Salomão Chama

Então, chegou o momento em que você tomou a difícil decisão de ter um cantinho para chamar de seu! Chegar até aqui, certamente não foi fácil, muitas dúvidas, medos e angustias, não é mesmo?
Essa decisão envolve muito dinheiro e isso torna tudo ainda mais difícil.
E uma das primeiras dúvidas que surgem nesse momento é: aluguel ou financiamento imobiliário?

Já sabe o que fazer? 
O aluguel pode te proporcionar algumas vantagens, principalmente se você ainda não tem uma reserva guardada. A maior delas com certeza será a agilidade de sua mudança, o baixo custo pago mensalmente (que nem sempre é tão baixo assim) e a manutenção, já que, a maioria dos contratos fica como obrigação do locatário as reformas necessárias.
Por outro lado, temos o financiamento imobiliário que talvez seja sua maior vantagem. Com ele você terá o verdadeiro “cantinho” para chamar de seu, que citamos no início da postagem.
Mas além dessa vantagem, ao fazer o financiamento imobiliário ao invés de alugar o imóvel, existem outras que listamos abaixo:

 

Valorização do imóvel

Um imóvel adquirido é um investimento. Dependendo do momento do mercado, da localização do imóvel e dos valores investidos, existe a grande possibilidade de ser um investimento lucrativo!

 

Facilidade para financiar

Podemos perceber que o mercado está facilitando as condições de crédito imobiliário. Hoje, o financiamento pode chegar a até 80% do valor do imóvel, ou seja, com um pequeno valor de entrada você pode começar a sonhar com sua casa própria.

 

Um investimento mensal

O financiamento é uma das formas mais procuradas para investir num imóvel. A maior diferença entre alugar e financiar esta aí! O aluguel é um valor pago mensalmente para um locatário, já o financiamento é um investimento mensal, que, num primeiro momento será pago para o banco, mas em um segundo momento, será seu!
De forma geral, qualquer decisão envolve planejamento. Muitas vezes a melhor opção para um, pode não ser para o outro. O importante nesse momento é buscar informações e opiniões que ajudem nessa escolha.
Boa sorte!

 

Dra. Margaret Salomão Chama- Advogada -  MSC Advocacia Cível e Imobiliária.

Proprietária da Marisa Chamma Imóveis – Consultoria Ambiental e Imobiliária.

e-mail: mgtchama@adv.oabsp.org.br