Mãe cria pulseira para ajudar filho autista a identificar as emoções

10/07/2017 22:31
noticia Mãe cria pulseira para ajudar filho autista a identificar as emoções
noticia Mãe cria pulseira para ajudar filho autista a identificar as emoções

Por Ana Lucia Pinto

O termo disruptivo engloba tudo aquilo que veio para mudar um conceito, uma inovação. Pensando nisso, a Teraplay nasceu da falta de produtos específicos para autistas no Brasil. "Logo aprendi que uma das grandes dificuldades dos autistas é o reconhecimento das emoções, as próprias e as das outras pessoas, bem como muitas vezes falham na elaboração de uma resposta socialmente adequada. Aliás, essa é dificuldade comum a muitas crianças, estando elas no espectro ou não. Então, desenvolvi a ideia de uma pulseira de silicone que poderia ajudar as crianças a reconhecerem as emoções com mais clareza", afirma a empresária Cristiane Carvalho.

 

A partir da pulseira das emoções, outros produtos foram chamando a atenção da escritora e conquistando pais e mães. "Mas aí pensei: porque não disponibilizar para outras pessoas produtos que tem me ajudado muito? Então, com a certeza de que muitos se beneficiarão, decidi incluir alguns itens que não são produzidas por mim, mas que foram testados e aprovados por nós: cadarços e mordedores de silicone", observa Cristiane.

 

Essa ideia chamou bastante atenção de professores, psicólogos e pedagogos, que viram nos produtos a possibilidade de inclui-los como facilitadores durante as terapias. Hoje a Teraplay conta com mais de 20 produtos que incentivam os pais a trabalharem a educação emocional com os seus filhos.

 

BRACELETE DAS EMOÇÕES

Além de ser um instrumento terapêutico potente, o bracelete é lindo, discreto e divertido. Ajuda a compor um look moderno e antenado, ao mesmo tempo em que fornece dicas visuais que ajudam as crianças e adolescentes a identificarem o que sentem (emoções e sensações próprias e de outros), bem como desconfortos físicos ou não.

Possui 6 emojis ou carinhas em relevo, sendo que cada uma representa uma emoção ou um estado físico.

O relevo propicia extra estimulação sensorial.

 

Material: 100% silicone
Cores:azul, rosa, roxo, verde, preto, laranja e colorido
Uso: fidget e educação emocional

 

BRACELETE RELAX

​Esse bracelete é muito útil para fornecer dicas visuais quando se precisa recobrar a calma e a tranquilidade. De um lado, possui os números de 1 a 10 em alto relevo. A ideia é ir passando os dedos pelas bolinhas dos números como se fossem contas. O relevo, a cor azul e a numeração ajudam a manter o foco e a controlar a respiração, sendo um ótimo instrumento para ser utilizado em momentos de ansiedade, medo, frustração e raiva.

O outro lado possui o desenho de 3 flores e 6 velas. As imagens simples e sugestivas ajudam a lembrar e a exercitar uma respiração que acalme e tranquilize o corpo e a mente. Baseia-se no exercício simples de se cheirar a flor (para a inspiração) e assoprar a vela (para a expiração), sempre de forma lenta e atenta.

Acompanha encarte com explicações de utilização.

 

BRACELETE TUDO BEM

 

Este bracelete é muito útil quando a comunicação verbal não é possível ou não é efetiva. Seu uso é bem intuitivo: se está tudo bem, deixa-se o lado verde à mostra. Se, por acaso, a criança ou adolescente começa a se desregular, deixa o lado vermelho à mostra para indicar que precisa de ajuda, que precisa que as demandas sejam relaxadas ou que precisa que seja deixada(o) em paz por um tempo.

 

 

Os cuidadores também podem utilizar o bracelete, virando-o para o lado vermelho assim que perceberem os primeiros sinais de desregulação. Essa indicação clara, discreta e não agressiva, comunica à criança ou adolescente que algo não está indo bem e que ele(a) precisa fazer algo para voltar a ficar tranquilo.

 

DADOS EMOÇÕES

 

Esse kit é composto de 5 dados, desenvolvidos especialmente para trabalhar o reconhecimento das emoções nas expressões faciais de forma divertida e dinâmica. As emoções e estados físicos retratados são: alegria, tranquilidade, cansaço, tristeza, susto/medo e raiva.

 

Material: plástico
Tamanho: 5 dados de 2 cm
Cor: branca
Uso: educação emocional

Não recomendado para menores de 3 anos (risco de sufocamento)

 

 

FAÍSCA EXPLICA: AS EMOÇÕES

 

 

Conheçam Faísca, um cachorrinho esperto que com seu olhar observador quer ajudar seu dono a conhecer, compreender e lidar melhor com as emoções e com as dificuldades que surgem em sua vida.

Em cada frase, Faísca vai desvendando para seu melhor a amigo, o Gui, o mundo abstrato das emoções de forma divertida e tocante. Situações cotidianas são analisadas de uma forma leve e fácil, traduzindo conceitos complexos em observações facilmente compreendidas pelas crianças.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL