Calvície feminina: a mulher pode ficar careca

10/07/2017 22:08
noticia Calvície feminina: a mulher pode ficar careca
noticia Calvície feminina: a mulher pode ficar careca

A calvície, que já incomoda bastante os homens, quando acomete as mulheres pode ser causa de grande ansiedade e sofrimento emocional. Os cabelos têm grande importância na estética da mulher e são muito valorizados como característica feminina. A perda deles traz enorme significado em relação à autoestima sendo motivo frequente de busca de tratamento.

A alopecia androgênica (calvície) é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas que também pode afetar as mulheres. Ocorre devido a uma herança genética e o histórico de calvície pode vir tanto do lado da mãe como do pai.

Outras causas como anemia ou alterações tireoidianas, podem provocar a queda dos cabelos nas mulheres, porém a manifestação ocorre de forma diferente, também provocando rarefação dos cabelos, mas sem o afinamento característico da alopecia androgênica.

A perda dos cabelos geralmente se inicia após a puberdade, quando os hormônios sexuais começam a ser produzidos. A evolução é lenta e o mais comum é ocorrer uma rarefação difusa dos cabelos, que se tornam fina e tem seu tamanho diminuído. Dificilmente a mulher chega a ficar careca, mas isso pode acontecer em casos de maior intensidade e em mulheres de idade mais avançada.

O quadro pode se tornar mais intenso se a mulher apresentar alterações hormonais, como a síndrome do ovário policístico ou o hirsutíssimo. Em algumas mulheres, a alopecia androgênica só começa a se manifestar após a menopausa, quando ocorre uma diminuição da produção dos hormônios femininos.

A alopecia androgenética (calvície feminina), definitivamente não é um privilégio dos homens. Ela chega a atingir até 50% das mulheres e geralmente é atribuída a outros fatores. Até pouco tempo os tratamentos e diagnósticos eram equivocados, mas hoje em dia especialistas podem ajudar bastante.

Cerca de 25% das mulheres com 30 anos de idade já mostram sinais de calvície. Depois dos 45 anos, a rarefação dos cabelos fica mais visível.

Avaliando os casos das mulheres que têm queda de cabelo difusa, 20% apresentam calvície. Entre os homens esses percentuais atingem cerca de 85% com rarefação dos cabelos.

Site: www.drpaulomiranda.com 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL