Inclusão social e síndrome de Down serão temas abordados por uma das maiores especialistas no assunto no Portal Olhar Dinâmico.

10/07/2017 21:36
noticia Inclusão social e síndrome de Down serão temas abordados por uma das maiores especialistas no assunto no Portal Olhar Dinâmico.
noticia Inclusão social e síndrome de Down serão temas abordados por uma das maiores especialistas no assunto no Portal Olhar Dinâmico.

Dra. Sonia Casarin*

 

Caros leitores,

A movimentação na sociedade é contínua e os resultados muitas vezes não são justos para todos que dela fazem parte. Grupos minoritários ou pessoas que não se enquadram nas normas sociais encontram dificuldade de fazer parte e precisam lutar pelos seus direitos. Direito de estar junto, direito de ter as mesmas oportunidades. Mas, em condições justas.

Muitos grupos de pessoas que fazem parte de minorias enfrentam dificuldades de efetivamente serem incluídos socialmente. Exemplos são os afrodescendentes, os judeus, pessoas na terceira idade, pessoas com deficiência, grupos LGBT entre outros. Para essas pessoas, fazer parte da sociedade é uma luta, ou seja, algo que deveria ser um direito natural deve ser conquistado. Mas, devemos notar que não são elas que devem conquistar seu espaço social e sim nós, nós todos,  devemos proporcionar a elas condições de fazer parte.

Nosso objetivo no Portal Olhar Dinâmico é apresentar informações que contribuam para a melhor compreensão de pessoas que encontram dificuldade de fazer parte da sociedade, os excluídos ou marginalizados e, com essa compreensão encontrar modos de conviver com elas, permitindo que façam parte de nossa sociedade,

Semanalmente apresentaremos novas informações que contribuirão para ampliar a inclusão social daqueles que estão fora ou não têm oportunidade de participar da sociedade. Esperamos que com isso você possa se tornar uma pessoa mais inclusiva.

Boa leitura!

*SONIA CASARIN – Uma das maiores autoridades na psicologia no país quando o assunto é Síndrome de Down. Psicóloga, doutora em Psicologia pela PUC-SP; pós-doutora em Psicologia Educacional do Centro Universitário UNIFIEO (2015), coordenadora do Instituto de Estudos Psicológicos, responsável pelo S.O.S.Down. Durante 15 anos foi coordenadora técnica do Projeto Down-Centro de Informação e Pesquisa da Síndrome de Down; foi professora de cursos de Pós-graduação em Educação Inclusiva no Instituto Superior de Educação Vera Cruz; foi responsável pelo blog sobre Inclusão da Editora Ática. Foi responsável pelo Núcleo de Pesquisa do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural. É autora do livro “Talento e deficiência – como incluir alunos com diferentes tipos de inteligência”, publicado pela Editora Ática.

Contatos Dra. Sonia Casarin

Telefone: (11) 97078-9813

E-mail: scasarin@uol.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL