Dia 09/07 BANCA DE LIVROS inicia terceiro ano de atividades no RJ

5000 livros cadastrados - 16000 livros emprestados - 3500 usuários
06/07/2017 22:29
noticia Dia 09/07 BANCA DE LIVROS inicia terceiro ano de atividades no RJ
noticia Dia 09/07 BANCA DE LIVROS inicia terceiro ano de atividades no RJ

No próximo domingo, 9 de julho a BANCA DE LIVROS inicia seu terceiro ano de atividades com o tema "A Ética no Cotidiano"

O projeto criado pela Alternativa Cultura, em 2015, através da Lei de Incentivo -ISS, da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, tem por objetivo estimular e facilitar a formaçāo de leitores em bairros e comunidades da cidade. 

Foi escolhido o formato "banca de jornal" por ser mais atraentes às crianças e adolescentes que podem se inscrever gratuitamente e a partir daí participar das diversas oficinas e atividadades ao longo do ano e, claro, pegar livros! 

A meta vem sendo superada a cada ano. O acervo que iniciou com 1500 livros está com 5 mil volumes. A seleçāo que era voltada inicialmente para crianças e adolescentes agora também atende ao público adulto.

O projeto já ultrapassa 3.500 leitores cadastrados e a novidade do ano foi a mobilizaçāo de 1500 moradores do bairro de Benfica, zona norte do Rio que fizeram abaixo-assinado para também terem uma Banca de Livro no local. Com isso o projeto Banca de Livros está atendendo as comunidades de Mangueira (com 2 Bancas), Santa Teresa (localizada no Parque das Ruínas), Leme ( Chapéu Mangueira ) e Benfica ( instalada na Clínica da Familia).

Durante estes dois anos foram realizadas 20 oficinas "Aprendendo a Contar Histórias" que atendeu a um público de 400 pessoas que se tornaram replicadores desse conhecimento.

Este ano aumentaremos o número de oficinas, também por conta dos pedidos dos moradores das comunidades e o tema Ética no cotidiano norteará as açōes.

O livro é um instrumento fundamental para a inclusāo social e esse é o papel do projeto que acontece graças ao patrocínio da SeaDrill e Sapura através da Lei de Incentivo da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

 

Saiba mais: www.bancadelivros.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL