A arte de cuidar do idoso com tradição de mãe para filha inspirou curso de especialização, único do Rio de Janeiro que oferece simulador do efeito da velhice

"Cuidar do idoso é valorizar quem um dia cuidou de você"
03/07/2017 21:05
noticia A arte de cuidar do idoso com tradição de mãe para filha inspirou curso de especialização, único do Rio de Janeiro que oferece simulador do efeito da velhice
noticia A arte de cuidar do idoso com tradição de mãe para filha inspirou curso de especialização, único do Rio de Janeiro que oferece simulador do efeito da velhice

A tradição familiar de cuidar do idoso é o diferencial da qualidade do trabalho das sócias e irmãs Hérica Oliveira e Monara Victório na empresa Dila Oliveira Saúde Domiciliar. Tudo começou em 1996 com a mãe e enfermeira Dila, por acaso, entre os amigos e indicações de médicos no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho(Fundão), onde trabalhou por 32 anos. Em pouco tempo virou referência no assunto.

Depois, a atividade cresceu com a gestão e empreendedorismo de Herica Oliveira. Atualmente, as irmãs vão mais além do que a mãe fazia, há 1 ano formando turmas no Curso de Especialização em Cuidar de Idoso Dila Oliveira, contribuindo para a qualidade do serviço e sua profissionalização.

_ Quando atuava no hospital, nossa mãe era sempre solicitada para ajudar na aquisição de profissionais para pessoas com pós-operatório, ajudar amigo do amigo e assim por diante. Tanto foi a demanda, que um dos gestores sugeriu que ela atuasse paralelamente com o serviço de cuidador de idoso, que na época chamava-se acompanhante. Tudo estava dando muito certo e ela fazia todo esse acompanhamento de graça - explica Herica.

Hérica Oliveira tem mais de 18 anos de experiência nas áreas de "Recursos Humanos", "Empreendedorismo" e "Criação de novos negócios e estabelecimento de metas pessoais e profissionais". Já Monara,  é Bacharel em Enfermagem(Unigranrio) desde 2001.  A enfermeira trabalha integralmente na empresa Dila, mas já foi funcionária no  Hospital Estadual Carlos Chagas(HECC), no CTI do Hospital Tijuca(RRM) e na UPA - Unidade de Pronto Atendimento.

_ Quando minha mãe começou com esse trabalho em casa, eu já estudava o técnico de enfermagem. Em seguida fui me aperfeiçoar ainda mais para auxiliá-la no acompanhamento da equipe que foi se formando. Foi aí que eu decidi fazer a faculdade - lembra Monara, a irmã mais nova.

O que tinha apenas a intenção da mãe de ajudar amigos com algumas úteis indicações, serviu para a empreendedora Herica Oliveira enxergar o sonho da empresa, especializando o profissional. Ela transmite aos alunos tudo o que aprendeu com sua mãe, acrescido da experiência adquirida em suas participações em congressos e cursos Brasil afora. Cuidar de idoso com tradição familiar é o lema da empresa, que leva o nome de uma das pioneiras no tema. 

E cada vez mais, as empresárias têm certeza de que a mãe - hoje, mesmo de longe dando opiniões - sinalizou a pista para o negócio certo. Em 2025, está previsto o Brasil ter mais de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos.  É o que indicam as estatísticas, após o estudo da gerontologia, fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais relacionados ao envelhecimento do ser humano. Tudo leva a crer na maior longevidade do brasileiro e até sua dependência para sobreviver com qualidade de vida.

O curso de formação para cuidar de idoso aceita alunos a partir de 18 anos com o ensino fundamental completo, conforme exigência da legislação. O investimento inclui material didático, certificado e estágio. Nas aulas, eles aprendem de primeiros socorros à psicologia de trabalhar com o idoso e sua família. 

Em sala de aula, todos passam pela experiência do trabalho, usando raros e modernos equipamentos  como simulador do efeito da velhice, único curso do RJ que oferece a possiblidade de se colocar na posição de idoso. Além de idosos, a equipe atende também a jovens e adultos em pós-operatório e outras necessidades médicas.

Mais informações sobre preços, documentação e conteúdo programático do curso, pelo telefone ou no site (www.dilaoliveira.com.br).

 

SERVIÇO:

Curso de Especialização em Cuidar de Idoso Dila Oliveira

ENDEREÇO: Rua Cardoro de Morais, nº 61/ 215 - Bonsucesso - RJ

REFERÊNCIA: próximo à Praça das Nações

INFORMAÇÕES/ TELES.: 21. 2270-609421.3884-1486

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL