Diferentes Tipos de Politica

Irlanda
Eliel Rezende  |  22/06/2017
noticia Diferentes Tipos de Politica
noticia Diferentes Tipos de Politica

Você pode não gostar nem um pouco de política, mas o mínimo sobre o país que você escolheu para passar uma temporada, viver um intercâmbio, você precisa saber. Mesmo o mais básico vale lembrar. A Irlanda, ou República da Irlanda, não tem dependência ou relação polícia com sua “sócia” de ilha – a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido.

A Irlanda, cuja capital é Dublin, faz parte da União Europeia, a moeda oficial é o Euro e os idiomas são gaélico (primeira língua oficial) e inglês. É um país onde o sistema de governo é uma República Parlamentar. O chefe de Estado é o Taoiseach, palavra que vem do gaélico e significa o mesmo que Primeiro Ministro.  O Taoiseach é nomeado pelo Presidente, escolhido pelo povo. O sistema político é formado por 15 departamentos. O Taoiseach e os Ministros compõem o Governo e são os responsáveis pelo Poder Executivo.

 

Casas do Parlamento Irlandês

O Parlamento (http://www.oireachtas.ie) é chamado de Oireachtas. Existem duas Casas do Parlamento: Dáil Éireann (Câmara dos Deputados) e Seanad Éireann (Senado). O Dáil tem 166 membros. É preciso ter um representante para cada grupo de 20 a 30 mil pessoas. Esses membros são denominados Teachtaí Dála (TD) ou Deputados, que são eleitos por pessoas com mais de 18 anos através de representação proporcional. As eleições ocorrem pelo menos de cinco em cinco anos. .

O Senado (em irlandês Seanad) tem 60 membros, dos quais onze são nomeados pelo Primeiro Ministro. Os demais são escolhidos por grupos profissionais (43) e universidades nacionais (6). O Senado pode iniciar ou rever a legislação, mas o Dáil (Câmara dos Deputados) pode rejeitar as suas alterações e propostas.

 

O Presidente

presidente da Irlanda (Uachtarán na hÉireann), como chefe de Estado, é eleito diretamente pelo povo e para representar o povo diante de qualquer situação nacional ou internacional. Ele recebe autoridades de outros países e também faz as visitas. O Presidente tem um grande papel na parte cerimonial e na nomeação do Taoiseach.

 Para ser um candidato, é preciso ter mais de 35 anos e ter sido indicado por pelo menos 20 membros das Casas Parlamentares e 4 condados administrativos. Ex-presidentes ou presidentes aposentados podem se candidatar com sua própria nomeação.

A escolha de um representante acontece a cada sete anos e ele não pode servir mais do que dois mandatos.

O Presidente não tem poder executivo ou mesmo político, mas exerce essas funções como um conselheiro do Governo. Uma comissão presidencial assume a função quando o Presidente está ausente.